Tarifa do transporte coletivo em Indaial é reajustada a R$ 2,50
Desde a última terça-feira, dia 23 de fevereiro, os usuários do sistema de transporte coletivo ur …
Cleiton Baumann
TATIANA MILANI/JMV
tatiana@jornaldomediovale.com.br
INDAIAL – Desde a última terça-feira, dia 23 de fevereiro, os usuários do sistema de transporte coletivo urbano de Indaial estão pagando um novo valor pela passagem, que passou de R$ 2,30 para 2,50. Este aumento, cujo decreto foi assinado no último dia 22 pelo prefeito em exercício, Mário Withoeft, vem de encontro às necessidades apontadas pela atual empresa responsável pelo serviço na cidade, a Auto Viação Rainha, que alega defasagem nos valores em relação aos gastos para manutenção do serviço de transporte.
Conforme o gerente administrativo da Auto Viação Rainha, Célio Roberto Hostin, a tarifa do serviço, para atingir um valor ideal em Indaial, precisaria ser superior a R$ 2,80, o que acarretaria em uma queda na demanda e isso prejudicaria o serviço. “Como temos consciência de que este valor reduziria, em muito, o número de usuários, resolvemos reajustá-lo para R$ 2,50, como forma de contemplar as duas partes envolvidas”, afirmou Hostin.
Segundo ele, a Auto Viação Rainha tem a concessão do transporte coletivo urbano de Indaial desde a década de 70, sendo válida por dez anos e podendo ser renovada por mais dez anos. “Atualmente estamos em processo de renovação com o município”, acrescenta. O transporte coletivo urbano de Indaial atende uma média mensal de 86.697 passageiros, sendo que destes, 65.909 são passageiros com tarifa normal, 4.100 são passageiros com tarifas gratuitas e outros 17.714 são estudantes, que pagam apenas 50% do valor normal. Esta demanda, conforme o gerente, é uma constante nos últimos sete anos.
O sistema de transporte indaialense contempla todos os bairros do município, possuindo oito linhas específicas (confira quadro), que se integram no Terminal Urbano Central, anexo a Rodoviária de Indaial. “No Terminal Urbano acontece o processo de integração, quando o passageiro pode se deslocar de um bairro ao outro, trocando de ônibus e linha, sem o pagamento de uma segunda passagem por isso”, explica Hostin.
Ele lembra que para não encarecer ainda mais o serviço, a empresa mantém um modelo pioneiro na região, em que nos veículos, o próprio motorista é quem faz a cobrança da passagem. “Mesmo com esta redução, temos que contar com o serviço de 50 funcionários para manter a atual estrutura em Indaial. São motoristas, fiscais de pista, caixa no Terminal Urbano, mecânicos e auxiliares de serviços gerais para a limpeza e conservação dos veículos”, reforça.
Quanto aos investimentos na atual estrutura, o gerente administrativo relembra que desde 2002, devido a uma política tarifária ineficiente, a empresa passou por muitas defasagens, e inclusive ficou sem reajustar sua tarifa durante três anos consecutivos. “Este fator, inevitavelmente, barrou investimentos que precisavam ser feitos e apenas nos permitiu manter o serviço em andamento. Agora, mesmo com uma tarifa aquém das necessidades em relação à demanda, já estamos prevendo novos investimentos, como para o próximo mês de março, quando a cidade receberá mais um ônibus para compor a frota da empresa”, destaca.
Hostin aproveita para refletir sobre o fato de que o transporte coletivo é ainda o meio de deslocamento mais em conta para o trabalhador. “Se compararmos o uso de um automóvel todos os dias, levando em consideração não só o combustível como também sua manutenção e pneus, pode-se verificar que hoje, em Indaial, o usuário de transporte coletivo paga R$ 110,00 para se deslocar de segunda a sexta-feira na cidade, enquanto que se ele fizer o mesmo percurso de automóvel, gastará mais de R$ 400,00 por mês”, finaliza.
Usuários satisfeitos, porém consideram os horários insuficientes
O Jornal do Médio Vale ouviu alguns usuários do sistema de transporte coletivo de Indaial para saber sua avaliação quanto ao serviço que vem sendo prestado na cidade. A avaliação de todos foi positiva, mas unânime em afirmar que as linhas poderiam conter mais horários de embarque, o que facilitaria o deslocamento das pessoas em toda a cidade. Para Djalma Diogo Westphal, 18 anos, o transporte funciona bem em alguns bairros, mas em outros o serviço deixa a desejar no que diz respeito ao número de linhas e poucos horários disponíveis. “Acho que a empresa poderia disponibilizar mais horários, principalmente naqueles momentos de pico, quando há maior concentração de usuários”, comenta.
A jovem Scheila Kouda, 21 anos, concorda nesta questão dos horários de pico. Ela comenta que está satisfeita com o serviço, mas enfrenta problemas com ônibus lotados nos horários em que coincide com o dos estudantes, por exemplo. “Nestas ocasiões é que a empresa poderia colocar mais ônibus para atender a demanda. Moro no bairro João Paulo II e lá tenho ônibus de hora em hora, o que considero muito bom”, acrescenta. Mas há quem esteja plenamente satisfeita com o serviço, como é o caso de Salvelina das Graças Serpa, 53 anos. “Vejo que temos bastante horários e o transporte coletivo está atendendo as nossas necessidades enquanto usuários”, conclui.
Linhas do transporte coletivo em Indaial:
- Linha Encano do Norte /Terminal – atende aos bairros do Encano do Norte, Mulde e Benedito;
- Linha Carijós /Terminal;
- Linha João Paulo II /Terminal – atende também aos bairros Estradinha, Arapongas e Rio Morto;
- Linha Ribeirão das Pedras /Terminal – atende a rua Minas Gerais, Cohab e Centro;
- Linha Estrada das Areias /Terminal – atende o bairro Estrada das Areias, Loteamento Cipriane e Centro;
- Linha Warnow /Terminal – atende ao Warnow Alto, Warnow, Centro e Tapajós;
- Linha Polaquia /Terminal – atende ao bairro Polaquia e parte do Centro;
- Linha Encano Central /Terminal – atende ao Encano Alto, Encano Central, Encano Baixo e Bairro do Sol.
*Quanto aos horários de cada linha, basta acessar o site www.avrainha.com.br, no link Circular de Indaial.