A Sociedade Esportiva e Cultural Antares, em Rodeio, foi o palco do 7º Evento Cultural, que celebrou o lançamento do 8º livro do professor Geraldino José Ochner. Esta obra reúne correspondências enviadas por leitores que residem fora de Rodeio, contando com a participação de 268 “escritores” e 476 “textos” transcritos, perpetuando a história e a cultura da cidade.
Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento, realizado no dia 28 de setembro de 2024, e tiveram a oportunidade de desfrutar de um “menu especial” preparado pelos chefs Márcio Moser e Vanessa Pisetta, do DuettoCucina. “O diretor e proprietário do Jornal do Médio Vale (JMV), Evandro Loes, e sua esposa, Silvana, estiveram presentes, assim como o doutor Antônio Jurandir Girardi, da empresa Germer de Timbó, o prefeito de Rodeio e candidatos que concorrem nas eleições do dia 6 de outubro de 2024”, conforme informa Ochner.
Segundo ele, “este encontro foi uma reunião de amigos, pessoas que me acompanham em quase todos os eventos que organizei ao longo de mais de 40 anos. Agradeço aos apoiadores culturais e a todos que prestigiaram o evento”.
Sobre o Livro
Em entrevista ao Jornal do Médio Vale (JMV), o professor Geraldino José Ochner compartilhou detalhes sobre o conteúdo do livro Correspondência ao Jornal. “A obra reúne textos, cartas, e-mails e opiniões que foram enviados à redação de O Corujão ao longo de seus 40 anos de história. O livro reflete um profundo sentimento de gratidão e saudade dos leitores, especialmente daqueles que estavam longe de Rodeio, mas mantinham um forte vínculo com sua terra natal”.
Ochner, que também é diretor do jornal, explica que essas correspondências, que antes podiam ser vistas apenas como simples agradecimentos, agora revelam a imensidão de afeto, saudade e nostalgia que cada mensagem carrega. “O livro é uma celebração dessas emoções e uma homenagem à relação dos leitores com Rodeio e com O Corujão, que lhes trouxe notícias e um pedaço de sua casa”. Ele ressalta que as correspondências vieram de diversos cantos do mundo, incluindo países como Moçambique, Israel, França, Estados Unidos e vários estados do Brasil. “Muitas dessas mensagens são de pessoas que, mesmo sem laços familiares com Rodeio, expressaram seu amor e admiração pela cidade e seu povo”.
Segundo o professor, “este livro é mais do que uma simples compilação de cartas; é uma obra sentimental e cultural que retrata histórias, elogios e informações que enriqueceram a comunidade ao longo dos anos. O leitor terá a oportunidade de reviver esse contato emocionante e compreender a importância que O Corujão teve ao conectar tantas vidas, dentro e fora de Rodeio”.
Crédito das fotos/ BV – Barão Vídeo Criações