quarta-feira, 1 de abril de 2026
21.1 C
Timbó
quarta-feira, 1 de abril de 2026

Musicalização infantil

Data:

Musicalização infantil
Musicalização infantil …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTOS/ ARQUIVO/PESSOAL

TIMBÓ – “A musicalização infantil insere a criança num meio onde ela poderá apreciar, fazer, criar e utilizar a música como uma ferramenta de formação e aprendizado. E isso pode ter seu início enquanto a criança ainda está no ventre materno”. As informações são da professora de Música, Bárbara Cristofolini, é formada em Artes, com habilitação em Música pela Furb e em Habilitação em Musicalização é Lúdico na Pedagogia Infantil, pelo conservatório Belas Artes de Joinville. Atualmente, ela é professora de artes e música do Colégio São Paulo, de Ascurra e regente do Coro São Francisco de Assis de Rodeio, Coro da Fundação Cultural de Timbó e do Grupo de Canto do Colégio São Paulo. Em entrevista à redação do JMV, Bárbara explica que existem vários estudos que comprovam que mamães que ouvem determinadas músicas durante sua gestação fazem com que aumente a atividade cerebral do bebê, bem como o vínculo com a própria mãe. “Há profissionais de musicoterapia (muitas vezes apenas voz e violão) que são convidados a participarem de exames de ultrassom e os resultados podem ser acompanhados instantaneamente durante o exame”, conta ela. 
De acordo com a professora de Música, que reside em Rodeio, a musicalização infantil é um poderoso instrumento na educação. “A concentração, a sensibilidade musical, coordenação motora, sociabilização, a acuidade auditiva, respeito consigo mesmo e com o próximo, o trabalho em grupo, estimulação do raciocínio, a disciplina pessoal e coletiva e o equilíbrio emocional são algumas das qualidades que a educação musical proporciona ao indivíduo. Liderança, imaginação e criatividade também são explorados. A vivência sonora e rítmica chega até a criança através dos jogos e das brincadeiras musicais. Musicalizar brincando”, relata ela. 
Bárbara explica ainda que para a criança, a brincadeira é um dos momentos mais sérios e importantes dentro das suas atividades. “Os benefícios que as brincadeiras proporcionam, a criança não consegue perceber e nem avaliar, entretanto está aprendendo, está desenvolvendo e está crescendo musical e socialmente. Para ela, a aula de música ainda é um momento de brincadeira e descontração. A musicalização infantil está bem atrelada à brincadeira: canções com movimentos e danças, brincadeiras e jogos musicais, atividades que envolvem o canto e o corpo são algumas propostas que o educador musical aplica durante as aulas de musicalização. É sempre uma diversão”, destaca a professora de Música ao afirmar que entre os vários objetivos que a musicalização infantil tem, um dos principais é a inserção da criança no meio musical de forma coerente, um contato bem elaborado e estruturado. Sob a orientação do educador musical, a criança desenvolverá seu gosto musical, através da percepção e da sensibilidade, ampliando, assim, seu universo sonoro.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.