A cidade de Rodeio recebe a Miniteia do Médio Vale, de 3 a 5 de outubro, na Quinta da Gávea, com uma programação repleta de oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e lançamentos de livros. O encontro abre a circulação do projeto Um rio de histórias: patrimônio, oralidades, escrituras, realizado pelo Pontão Caracol e parceiros.
Durante o sábado (4), a comunidade poderá prestigiar também a Feira Embaúba de Economia Criativa, que reunirá expositores locais com produtos autorais. Todas as atividades têm entrada gratuita e inscrições disponíveis no perfil @institutocaracol e no link oficial do projeto.
Segundo o escritor e professor Cristiano Moreira, a inspiração vem do rio Itajaí-Açu e de sua bacia hidrográfica, símbolos de movimento, integração e memória cultural. Ele explica que o patrimônio e a oralidade circulam entre comunidades como o rio em fluxo constante, enquanto a escrita registra esses saberes.
O projeto Um rio de histórias conta com a parceria de pontos de cultura de diferentes regiões catarinenses e foi contemplado no Edital Conexão Cultural – PNAB SC 2024, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina, com apoio do Ministério da Cultura. Após Rodeio, a iniciativa seguirá para outras cidades até 2026, incluindo Navegantes, Rio do Sul, Bombinhas, Brusque, José Boiteux, Florianópolis e o território Quilombola do Morro do Boi.