19.5 C
Timbó
sábado, 7 de setembro de 2024

Todos pela água!

Data:

Todos pela água!

Greici Siezemel

TIMBÓ – “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”! Esse foi o tema da V Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu no dia 10, na Uniasselvi de Timbó. O evento contou com a participação de 15 escolas públicas dos municípios de Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Ascurra, Timbó, Indaial e Rodeio. Os trabalhos foram apresentados por estudantes de 11 a 14 anos, do 6º ao 9º ano. Segundo a coordenadora da Conferência, Samira B. Valcanaia, servidora da Unidade de Educação de Timbó, o objetivo foi reunir os estudantes, professores e comunidade escolar. “A ideia era fazer eles pesquisarem e refletirem sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água com ações já existentes relacionadas ao tema da Conferência”, destacou.

Dentre os projetos apresentados, conforme previa o edital, foram classificados para a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de maio em Laguna, dois projetos: “Nossa Parte” da Escola de Educação Básica (EEB) Tercilio Longo, de Santa Maria, Bendito Novo e “Guardiões dos Rios de Rodeio”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, de Rodeio.

- Publicidade -

O evento é realizado em nível nacional e promovido pelo Ministério da Educação Federal, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A seleção dos trabalhos foi feita pelos próprios estudantes escolhidos nas escolas, que também participaram da Conferência e podiam votar em três trabalhos. Na edição de hoje do JMV você vai conhecer um pouco sobre os “Guardiões dos Rios de Rodeio” e, na próxima semana, vamos falar do projeto “Nossa Parte”, ambos classificados para representar a região no mês que vem.

Quem são os “Guardiões dos Rios de Rodeio”?

Formada por uma turma de alunos do atual oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Santo Antônio, de Rodeio, os “guardiões” são alunos que no ano de 2017 se disponibilizaram a participar de um projeto de preservação ambiental proposto pelo então professor de Ciências. O projeto obteve a maior votação dos alunos do próprio educandário. Atualmente, ele está sendo coordenado pela professora Rosangela Adami Fava, com apoio da direção e demais professores da escola.

O projeto apresentado pela equipe trata basicamente da preservação da qualidade das águas. “Como forma de preservação das águas, apresentamos na conferência Regional dois temas, que são: utilização de cisternas para aproveitamento das águas das chuvas para a limpeza da própria escola e limpeza de um trecho do ribeirão Rodeio, que passa no centro de nosso município, com o reflorestamento de espécies nativas de suas margens”, explica a aluna (delegada) do 8º ano, Letícia Fruet, que foi quem apresentou o trabalho no evento.

Na etapa estadual o grupo vai fazer a explanação dos dois tópicos citados e a apresentação de imagens, através de fotos, para comprovar a realização do que foi explanado. “Também daremos ênfase sobre a importância de iniciar a preservação em rios menores, pois, desta forma, as águas chegarão mais limpas aos maiores, facilitando a implementação da mesma ideia para a preservação. O uso de cisternas em edificações será tratado com o mesmo carinho, pois é de fundamental importância a conscientização das pessoas na utilização da água da chuva para os serviços de limpeza em edificações, colaborando com a economia de água, que está cada vez mais escassa”, explica Letícia.

Para a delegada do grupo, a Conferência é uma oportunidade de apresentar ideias e, assim, estimular os alunos a fazerem cada vez melhor o seu papel. “Entendo que é de fundamental importância despertar o interesse das crianças sobres assuntos que contribuam para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade. A discussão sobre a preservação do meio ambiente é essencial para deixarmos claro que somos nós, seres humanos, os únicos responsáveis pela preservação de nosso planeta. É de nós que dependerá a vida das próximas gerações, afinal, como colocamos na conclusão de nosso trabalho, fomos nós que levamos o planeta Terra ao nível de destruição em que se encontra hoje”, ensina.

Conheça a equipe

Professora Orientadora:

Rosangela Adami Fava

Aluna (delegada): Letícia Fruet

Aluna (suplente): Keroline Peyerl

Diretor: Dário Pegoretti

Professora: Rosângela Adami

Fava

Alunos: Andressa Gabriela Filippi

Beatriz Cecília Adami Oliveira

Cauã Tais

Eduarda Testoni Scoz

Giovana Matthes

Keroline Peyerl (1ª suplente)

Letícia Fruet (delegada)

Luiz Fernando Toledo Dias

Ney Girardi Junior (2º suplente)

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui