22 C
Timbó
terça-feira, 22 de outubro de 2024

Bispo quer estar mais próximo da comunidade

Data:

Bispo quer estar mais próximo da comunidade
Dom José Negri fala, em sua passagem por Timbó, da necessidade de cuidar da família e da caminhad …

Neila Daronco/JMV

Foto: Elisabeth germer

TIMBÓ – A imagem de autoridade distante, isolada e fechada dos bispos está mudando. A Visita Pastoral realizada pelo Bispo Dom José Negri, da Diocese de Blumenau veio confirmar essa mudança positiva dentro das comunidades integradas à Diocese. “Há muitos anos não era realizada a Visita Pastoral e essa imagem do Bispo distante, não é a imagem de Jesus, que sempre se fez presente. O Bispo, assim como o bom pastor deve estar próximo da comunidade e está sendo uma experiência muito bonita. Encontrei muita alegria e aqui me senti acolhido como um pai”, destacou Dom José, em entrevista a JMV TV, na manhã de sábado, 16 de junho.
No mesmo dia, ele encontrou–se com os catequizandos da Paróquia Santa Terezinha e foi sabatinado, literalmente, pelas crianças que fizeram fila para lhe fazer perguntas. AS dúvidas foram desde o aspecto pessoal do Bispo, de suas preferências bem como da fé, de como agir em comunidade. “Esse é o meu desejo. Que sintam a presença do Bispo e que haja esaa comunhão. Passo pelas comunidades para conhecer e depois levar ao Santo Padre, o Papa, a realidade da nossa Diocese, de como ela está. E sinto que está viva, as tradições religiosas são mantidas e aqui há um povo bastante religioso”, afirmou o Bispo.
Em visita a Timbó, Dom José visitou a prefeitura Municipal bem como o Gabinete dos Prefeito e suas repartições, esteve em contato com a Apae, Ancionato, Rede feminina de Combate ao Câncer, visitou doentes e teve um encontro com pastores e líderes de outras Igrejas de Timbó. “A Igreja como o Poder Público tem seu objetivo na pessoa humana. A Igreja se interessa pela vida espiritual e também pelas realidades humanas e por isso deve estar presente e ser parceira dessas instituições”, disse.
Dom José relatou que percebeu uma realidade ecumênica em Timbó, e segundo ele, com a pluralidade existente hoje, não é mais possível crer que apenas uma Igreja esteja certa. “Essa integração confirma oq eu Jesus pediu: que todos sejamos um.É uma caminhada que nos leva a unidade. Éramos uma grande igreja que foi dividida e hoje, essas tantas igrejas caminham juntas e isso faz bem para elas e para a comunidade”, declarou.
Um dos desafios apontados pelo Bispo, mas que já tem projetos em execução, é a peculiaridade de Timbó, que recebe muitas famílias de outras regiões. O desafio é conhecê-las e mostrar que a Igreja está de portas abertas. O pároco da paróquia Santa Terezinha, padre Carlão, afirma que há 200 missionários trabalhando nesse sentido, no projeto de Missões Populares, iniciadas há 4 anos. “Queremos criar a fraternidadde. Solicito muito a presença do povo cristão católico, para que participem da vida na igreja, pois isso também traz proximidade, acolhe e vemos isso nos questionamentos das crianças. Elas não têm medo, tem motivação, gostam desses momentos e assim podemos dar continuidade ao projeto de Jesus. Temos que trabalhar com as famílias, a célula mãe da sociedade. Ela passa por uma crise de identidade e se queremos uma sociedade estruturada precisamos de famílias estruturadas”, comentou o padre. A entrevista completa com o Bispo Dom José Negri pode ser vista no site da JMV TV: www.jmv.tv.br


Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui