O Dia Mundial da Limpeza em Timbó 2025 acontece no dia 20 de setembro e promete unir escolas, entidades e voluntários em uma grande corrente de solidariedade e cuidado. A mobilização global chega à cidade para lembrar que cada atitude faz a diferença na construção de um futuro mais sustentável.
Mais do que recolher resíduos, a proposta é ampliar a ideia de limpeza para diferentes dimensões da vida. Além da limpeza ambiental, que envolve coleta e destinação correta de resíduos, também haverá limpeza solidária, com arrecadação de roupas, brinquedos e móveis; limpeza mental, com atividades de bem-estar; e até limpeza digital, voltada à organização de arquivos e aplicativos.
Programação das atividades em Timbó
Limpeza Ambiental
- 7h – Equipe da Dengue – Cemitérios
- 9h – Turistimbó – Av. Nereu Ramos (pista de skate) e Rua Oscar Piske
- 9h – Coletivo Médio Vale do Itajaí Lixo Zero – Parque Henry Paul, Complexo Esportivo e Rua Silésia
- 9h – 20º Grupo Escoteiro Timbó – Jardim Botânico Franz Damm
- 9h – Associação de Moradores do Bairro Araponguinhas – pontos da comunidade
- 10h – Rotary Club de Timbó – Parque Natural Municipal Freymund Germer (Morro Azul)
- 14h – Escoteiros Purpurata – Bairro Dona Clara
- 14h – Rotary Club de Timbó Vale Europeu – Secretaria de Educação e Parque Central
- 14h – Lions Clube e Leo Clube Asas da Liberdade – Rua Alwin Laemmel
- 14h30 – Escola Municipal Nestor Margarida – ação interna
- Durante o período escolar – Escolas Clara Donner, J. C. Zanella, Tiroleses, Maurício Germer e Padre Martinho Stein
Limpeza Mental
- 9h – Aula de yoga com Gabi Müller – Parque Central
- Durante o período escolar – Escolas Clara Donner, Polidoro Santiago e Nestor Margarida
Limpeza Aquática
- 8h30 – Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil – trajeto do Museu da Música até o Parque Henry Paul
Limpeza Solidária
- Samae – Ecoponto da Rua Rio Grande – das 9h às 16h – arrecadação de roupas, calçados, brinquedos, móveis e itens para pets, além de materiais de reciclagem (lacres, tampinhas, meias) e eletrônicos
- Escola Municipal Erwin Prade – período escolar – arrecadação de roupas, calçados e brinquedos
- Escola São Roque – de 8 a 19 de setembro – arrecadação de brinquedos
- Simplifica – de 1º a 20 de setembro, das 8h às 17h – arrecadação de brinquedos
- Coletivo Médio Vale do Itajaí Lixo Zero – 20 de setembro, das 9h às 16h – arrecadação no espaço I9 Solutiva
- Escoteiros Purpurata – Bairro Dona Clara, sede dos escoteiros – 20 de setembro, das 9h às 16h
Limpeza Digital
- Casa da Amizade – mobilização online
- 15h – Grupo Escoteiro Alexandre Roepke – Supermercado Schütze
- Durante o período escolar – Escola Municipal Polidoro Santiago
Um convite à participação
O Dia Mundial da Limpeza em Timbó 2025 é mais do que um evento ambiental. É um movimento de cidadania, voluntariado e solidariedade que transforma não apenas os espaços da cidade, mas também a vida de quem participa.