21.3 C
Timbó
segunda-feira, 28 de abril de 2025

Escola de Timbó está entre as melhores de SC

Data:

Escola de Timbó está entre as melhores de SC
Padre Martinho Stein alcançou a quinta melhor colocação das escolas municipais no
Estado, segundo …

Bruna Laline Ramos/JMV

Foto: Bruna Laline Ramos/JMV

 


TIMBÓ – A Escola Municipal Padre Martinho Stein, de Timbó, está em festa desde que o Governo Federal divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, na semana passada. De acordo com os números apresentados, o educandário alcançou a quinta melhor colocação de Santa Catarina das escolas municipais nas Séries Finais (9º ano), com a nota 6,8.
Mas esse momento de festejar não durou muito tempo, isso porque agora é hora de se concentrar novamente nos estudos. Segundo a diretoria Luiza Maria Felippi Antônio, o objetivo é melhorar ainda mais o Ideb para o próximo ano. “A pretensão é focar cada vez mais no ensino, desenvolvendo projetos significativos que motivem os alunos a melhorar o seu desempenho escolar”, conta.
Ainda de acordo com a diretora, “o Ideb é o indicador de qualidade da Educação Básica. Surgiu em 2007 e se tornou um desafio para as escolas que desejam avançar a qualidade do ensino. Os resultados são frutos da qualificação profissional dos funcionários da escola e do trabalho em equipe da gestão, professores e famílias”.
Para a direção da Escola Municipal Padre Martinho Stein, é motivador fazer parte de um educandário que está classificado entre os cinco melhores de Santa Catarina. “É um orgulho, uma satisfação”, dizem.
Segundo a diretora, a escola precisa ter como meta levar todos os alunos a aprender, pois essa é sua função. “O ato de aprender depende de uma série de fatores, como a equipe gestora, os professores, os alunos, as famílias e a comunidade escolar”, explica Luiza.
“A preocupação com o saber, a disciplina, a dedicação aos estudos, a motivação para alcançar as metas de cada área do conhecimento e o acompanhamento dos pais norteia o trabalho pedagógico realizado na escola. Esse é o diferencial para alcançar uma boa média no Ideb”, ressalta.
De acordo com a diretora, o importante é estabelecer metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo, que permitam ajustes ao longo do ano. “Em nossa escola, o foco principal do processo de aprendizagem do aluno está voltado diretamente à leitura e interpretação de textos e situações problemas, envolvendo todas as áreas do saber”, diz.
Ideb

- Publicidade -

De acordo com os números divulgados na semana passada, a Escola Municipal Padre Martinho Stein, de Timbó, é a única do Médio Vale do Itajaí no ranking das 10 melhores escolas municipais nas Séries Finais (9º ano).
Nas Séries Iniciais (5º ano), a melhor escola municipal do estado é a Escola Municipal Adolpho Bartsch, de Joinville, com nota 8,9. Já a melhor escola estadual nas Séries Iniciais (5º ano) é a Escola de Educação Básica Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, com nota 7,8.
Nas Séries Finais (9º ano), a melhor escola municipal do estado é a Escola Municipal Pastor Hans Muller, de Joinville, com nota 7,2. Já a melhor escola estadual nas Séries Finais (9º ano) é a Escola de Educação Básica Feliciano Nunes Pires, de Florianópolis, com nota 6,3.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.