20 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Festival de Dança é sucesso total

Data:

Festival de Dança é sucesso total
Timbó recebe mais uma edição do Festival de Dança que contou com mais de 1.660 bailarinos que …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTOS/ANDRÉ SCHROEDER/PILO/JMV

Clarice Graupe Daronco / JMV

[email protected]

- Publicidade -

TIMBÓ – “A dança emociona, transcende, evoca nossos melhores sentimentos na busca pela perfeição. Os olhares extasiados demonstram captar o movimento de cada passo, sabendo o quão trabalhoso foi chegar a este resultado. Ensaios, tropeços, exaustão… e o sentimento de cada bailarino demonstram ali, no enfoque das luzes, o quão brilhantes podem ser. Seja na mostra ou competição, a sensação é a mesma e o que vale mesmo são os aplausos de quem vibrou a cada passo da coreografia”. Com essa frase o diretor presidente da Fundação Cultural de Timbó, Jorge Ferreira fala sobre mais uma edição do Festival de Dança que aconteceu em Timbó, de 3 a 6 de maio, junto ao Pavilhão de Eventos Henry Paul.

Em entrevista o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, também enalteceu o Festival de Dança e parabenizou à todos os participantes, desde os bailarinos, como equipe, professores, pais, público em geral que acompanhou as quatro noites de evento. “O Festival de Dança vem crescendo a cada ano e neste ano não foi diferente, pois teve tanto recorde de inscritos como de público que teve a oportunidade de prestigiar apresentações de alto nível com ótima qualidade e muita emoção”.

O Festival de Dança deste ano contou com a participação de 37 cidades de Santa Catarina e do Paraná; 59 grupos de dança; teve 172 apresentações em quatro noites e em seis modalidades da dança e envolveu 1.662 bailarinos.

Na abertura o protocolo relembrou um pouco da história do Festival que teve início em 1994 pela iniciativa da sempre querida Ivonéti Schutze que ainda hoje pratica a arte da dança. Quatro anos mais tarde, em 1998 Andreia Mendes embarcou nesta viagem com a Ivonéti e neste ano completa 20 anos do Grupo Andreia Mendes. “Um marco especial para ela e a família Andreia Mendes que segue firme este ano para o Mundial em Phoenix no Arizona”, observa a responsável pelo setor de Ações Culturais da Fundação Cultural de Timbó, Inês Klaumann.

Segundo ela, na abertura também foi destacado o cenário da dança timboense e da região, a Academia Menphis e o Grupo de Dança Alinne Schlemper, também representam brilhantemente a cidade em vários festivais. “Paola Boaventura também foi citada já que iniciou seu aprendizado com Andreia Mendes nos palcos timboenses e hoje tão bem representa a cidade de Indaial com o Grupo Dança Ventura. Destaque ainda para o Projeto Dança nos Bairros, mantido pela Fundação Cultural, com aulas em sete bairros ministradas pela Andreia Mendes e a Escola de Balé da Fundação Cultural sob a coordenação da professora Eliane Kinder”.

Inês relata ainda que o Festival de Dança foi enaltecido pelo profissional Octávio Nassur, que desde 2009 traz para Timbó a seletiva Internacional de Hip-Hop que acontece em julho em Curitiba, no Paraná. “Ele disse que o Festival tem crescido a cada ano e o diferencial de Timbó é a participação cada vez maior dos grupos que se inovam na competitividade. A plateia também tem aumentado dando motivação aos participantes”, conta ela.

De acordo com Inês, o Workshop de composição coreográfica aplicado gratuitamente no Parque Central na manhã do dia 6 de maio, foi vibrante com os jurados do Internacional: André Rockmaster, Nenê, Fran Manson e Octavio Nassur que suaram a camisa junto com os quase 200 participantes.

Também teve workshops na manhã do dia 5 de maio, ministrados pelas juradas Eliane Fetzer e Juliana Kis. “Os workshops foram muito prestigiados e tiveram destaque como novidade do evento que promete trazer mais cursos nos próximos anos”, destaca Inês.

A organização, através de Jorge Ferreira, afirma que a participação foi muito positiva e o público que veio assistir também foi superior a outros anos. “Na noite de abertura do evento, dia 3, o Pavilhão ficou totalmente lotado para as mostras que reúnem bailarinos dos grupos de dança da cidade e região e das apresentações dos alunos da Fundação Cultural do Projeto Dança nos Bairros e Escola de Balé da Fundação Cultural. Estima-se que entre público e bailarinos que ganharam o direito de assistir com sua inscrição ultrapassou as cinco mil pessoas nos quatro dias de evento”. Todos os resultados por modalidade estão disponíveis no site: festivalonline.com.br.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui