Pais de alunos da Escola de Educação Básica Professor Juvenal Cardoso Zanella, localizada na rua Florianópolis, no bairro Capitais, em Timbó, entraram em contato com o Jornal do Médio Vale (JMV) para exigir informações sobre a finalização e o início da utilização do Ginásio de Esportes da instituição.
Buscando entender os motivos que têm dificultado a liberação do espaço, a redação do JMV consultou o coordenador da Coordenadoria Regional de Educação de Timbó, Antônio Márcio. Ele esclareceu que, segundo o engenheiro responsável pela obra, a empresa já enviou a documentação necessária ao Corpo de Bombeiros, que atua como órgão de controle. “Eles estão organizando a vistoria, que é o último passo para liberar a obra. O Corpo de Bombeiros pode autorizar a documentação, mas também pode solicitar adequações adicionais, caso considerem necessário. Imagino que tudo esteja pronto, mas nunca se pode afirmar com certeza com relação ao Corpo de Bombeiros, pois podem surgir novas Normas Regulamentadoras (NRs) que exijam adequações”, afirmou.
Após saber que a liberação do Ginásio de Esportes depende do agendamento da vistoria pelo Corpo de Bombeiros de Timbó, a redação do JMV entrou em contato com o órgão para obter mais informações. O soldado Ricardo Clayton Ribeiro esclareceu: “É importante ressaltar que nossa fila de vistorias é bastante curta, e atualmente não temos nenhuma vistoria pendente. Além disso, a Escola possui um atestado de funcionamento regular. Quanto ao Ginásio, existe um auto de fiscalização, que é uma modificação com prazo vigente para que apresentem um novo projeto. Na vistoria realizada no ano passado, foram identificadas algumas alterações no layout, como mudanças nas paredes. Por isso, foi solicitado um prazo para que apresentassem um novo projeto, e o habite-se só será concedido quando isso ocorrer”.
Vale destacar que a Escola atende mais de 300 estudantes nos turnos matutino e vespertino e não possui quadra de esportes ou pátio coberto adequado para a prática de atividades esportivas e eventos pedagógicos. Há mais de 25 anos, a comunidade e os profissionais envolvidos solicitam a construção de um Ginásio de Esportes, uma vez que a Escola de Educação Básica Professor Juvenal Cardoso Zanella é a única em Timbó sem essa infraestrutura. A falta do ginásio compromete as condições, o conforto e a segurança dos alunos e professores durante as atividades físicas, além de limitar a utilização do espaço em eventos realizados pela Escola.
Foto – Lara Ferreira