20.9 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Inovação e formação

Data:

Inovação e formação
Crianças do NEI Professora Maria Luiza Bell e da UPE Hortência recebem visitas
ilustres no primei …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTOS/ NEI PMLB

TIMBÓ – As crianças que frequentam o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Professora Maria Luiza Bell e a Unidade Pré-Escolar (UPE) Hortência são premiados com atividades inovadoras e que na maioria das vezes lhes causam encantos imagináveis para o seu desenvolvimento futuro. Segundo a coordenadora do NEI Professora Maria Luiza Bell, Miryam Ruprecht Pacher, a formação inicial das crianças deve ser muito planejada. É ali que pode nascer o desejo pelo conhecimento, onde se desperta o processo de ensino-aprendizagem infantil. São muitas as formas de se trabalhar conteúdos em sala de aula, sob diferentes perspectivas das práticas pedagógicas, porém, uma educação infantil inovadora passa por um intenso processo de estimulação. “Por essa razão buscamos incentivar e apresentar coisas novas aos nossos alunos”, destaca a coordenadora.
Uma dessas iniciativas aconteceu há poucos dias. “O dia transcorria normal nas salas de aula. A ansiedade quanto à chegada de uma visita importante, deixava as crianças apreensivas. E elas tinham razão. De repente chegaram, três pessoas bem fortes e com roupas estranhas e um deles era bem vermelho, tinha uma boca grande, cheia de dentes bem branquinhos, um rabo, e ele se chamava Dino. A partir desse momento as crianças não tinham mais olhos para ninguém, extasiados de tanta curiosidade e até um pouco amedrontados, porém aos poucos foram se soltando e ganhando confiança, se integrando nas brincadeiras”, relata Miryam ao contar que enquanto os meninos corriam atrás do Dino, ao mesmo tempo ele era abraçado pela criançada de uma forma que emocionou a todos.
Segundo a coordenadora, quem também se impressionou com a recepção e o assédio das crianças foram os três integrantes do T-Rex que tiveram a oportunidade de sentir a dimensão exata do que representa uma visita desse tipo. “Ela não tem preço que pague. Foi um momento divertido e de ensinamento para as nossas crianças”. 
Num segundo momento, conta a coordenadora as crianças do NEI e da UPE receberam uma outra visita tão importante quanto a do Dino. “Conseguimos formar parceria com o soldado Fogaça, para vir ao educandário e conversar com as crianças sobre as epidemias de Dengue,Chikungunya e Zika vírus, dando ênfase para cuidados e prevenção”, explica Miryam ao comentar que durante a visita, o policial falou de forma bem descontraída para as crianças destacando a importância e o papel de cada família quanto aos cuidados diários, a higienização e a proteção, para evitar o contágio.
Olhares atentos e curiosos, a cada figura mostrada pelo policial Fogaça deixavam as crianças livres para questionar e imediatamente com muito carinho a atenção recebiam as respostas de forma simples e de bom entendimento. “A cada pergunta a turma ia se soltando mais e mais, e respondiam que em casa também tinha água parada e que eles iriam falar com os pais”.
Para fechar o primeiro ciclo de visitas, neste primeiro bimestre, esteve visitando as crianças da UPE e do NEI, novamente, a escritora timboense de livros infantis: Katielin Pollianna Schütze.
A timboense é autora de dois livros infantis e foi convidada para inaugurar a biblioteca da unidade educacional. “Assim que foi feito o convite Kati nos atendeu prontamente, e como sempre, com seu jeito atencioso e amável conseguiu cativar toda turminha que arregalava os olhos a cada gesto ou fala”, destaca Miryam ao afirmar que todos ficaram honrados em tê-la presente na unidade novamente. “[…] Por de trás de uma mão que pega um lápis dois olhos que olham, dois ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”. Com uma frase de Emília Ferrero, Miryam agradece a presença de todos os convidados no NEI e na UPE do bairro Dona Clara, em nome das crianças, funcionárias, coordenação e Associação de Pais e Professores.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui