20.3 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Museu da Música foi sede de três concertos do Femusc

Data:

Museu da Música foi sede de três concertos do Femusc
Público, amante de músicas instrumentais, marcou presença nos eventos …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: divulgação

TIMBÓ – O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) aconteceu em Jaraguá do Sul, mas envolveu o município de Timbó também com sua música. Nos dias 25 e 30 de janeiro e no dia 3 de fevereiro, o Museu da Música de Timbó foi palco de concertos com músicos de destaque no Femusc.
Segundo o maestro da Banda Municipal de Timbó e integrante do corpo docente do Festival, Luiz Lenzi, a organização do Femusc ofereceu na sétima edição uma programação especial para o município de Timbó, que é parceiro em projetos culturais da entidade. “Foram três concertos que aconteceram no Museu da Música, em Timbó, sendo as apresentações o resultado da representatividade musical que a região possui, com suas orquestras, bandas e coros, importantes para nossa identidade cultural”, observa Lenzi.
O primeiro concerto, no Museu da Música, envolveu o público presente que emocionados, acompanhou a apresentação do “Recital”, com o Quarteto de Contrabaixos da Costa Rica – “Handel/Halvorsen, Passacaglia”, com os estudantes André Felipe Lima no violino e Juan Camilo Valencia Hernandez, na viola; seguido pela apresentação de “Shoot, Vladislav, Suíte em miniatura para saxofones contraltos”, com os estudantes de saxofone: Ana Ruckschloss, Leandro Doñate, Rodrigo Belga e Christian Castillo; e “Piazzolla, Astor, Four for Tango”, com os estudantes: Ignacio Quiroz e Fabio Luciano Vargas, no violino; Gustavo Barahona, na viola e Javier Nahum, no violoncelo.
O segundo concerto levou para dentro do Museu da Música a magnífica apresentação da peça “Beethoven, Ludwig Van, Duo de Óculos”, pelos estudantes Paco Garcés, na viola e Emília Garcés, no violoncelo; em seguida foi apresentada a peça “Saint-Saens, Camille, Fantasia para Violino e Harpa”, com os estudantes Juan Sebastián Blanco, na harpa e Alejandro Sahab, no violino.
O último concerto, que serviu para fechar a programação paralela do Femusc em Timbó, aconteceu na noite do dia 3 de fevereiro, onde teve a apresentação da Filarmônica de Boa Vista “Gounod, Charles, Petite Symphonie” e com a Camerata de Guaramirim, com o regente Yeny Delgado, “Tchaikovsky, Peter, Serenata para Cordas”.
Lenzi, que integra o corpo  docente do Festival explica que a realização dos concertos em Timbó foi um momento à parte no Festival, mas um momento único para os timboenses que são apreciadores da música instrumental.

Femusc encerra com
grandes atrações
A sétima edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) que teve início no dia 22 de janeiro, chegou ao fim no último sábado, dia 4 de fevereiro, com uma grade de programação repleta de atrações. Todos os espetáculos tiveram entrada gratuita e ocorreram no Grande Teatro do Centro Cultural da Scar (Sociedade Cultura Artística, em Jaraguá do Sul).
Na noite de encerramento a apresentação da Megaorquestra do Femusc reunindo cerca de 200 músicos, foi o grande destaque. Os músicos subiram ao palco para apresentar músicas como a “Garota de Ipanema” (Tom Jobim), “Cavalleria Ligeira” (Franz Von Suppe), “Danzon n.2” (Arturo Marquez), “Contos de Hoffman” (Jacques Offenbach), trechos da ópera “Carmen” (Georges Bizet), entre outros. Houve ainda uma obra da República da Geórgia, em homenagem aos estudantes que vieram da região do Cáucaso, a obra chamada de “Sachidao”, de Revaz Lagidze. A regência foi de Alex Klein e outros cinco maestros, quatro deles, alunos de regência orquestral.
Lenzi disse que é tradição  terminar o Femusc em uma grande festa de congraçamento, com magníficas apresentações.
O Femusc de 2013 já tem data marcada e será entre os dias 20 de janeiro e 2 de fevereiro. As inscrições terão início em agosto deste ano.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui