21.7 C
Timbó
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Por pouco motorista não cai com carro dentro de cratera em Timbó

Data:

Um trecho da rua Mônaco, em Timbó, está interditado desde janeiro deste ano devido a uma enorme cratera causada por um deslizamento de terra que afetou a via. Tudo começou com uma obra particular no final de 2023. Problemas foram registrados durante a fundação da obra e a construção do muro de contenção, quando ocorreu o primeiro desmoronamento da rua. Isso aconteceu porque do outro lado da rua Mônaco existe uma área verde com uma nascente, que infiltrou pela terra. A rua foi interditada e, após rápida ação do setor competente e dos responsáveis pela obra, foi feita uma contenção com pedras para dar segurança aos trabalhadores. Porém, devido ao volume da infiltração, isso não foi suficiente, e a rua foi novamente interditada para a construção de um muro de contenção definitivo.

- Publicidade -

Em abril deste ano, a redação do Jornal do Médio Vale (JMV) entrevistou o secretário de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Carlos Gama Alves Junior, que na época disse: “O problema da infiltração não é da drenagem da rua, que se mantém intacta. Não há risco de novos deslizamentos, a área aberta é maior que a área atingida pela infiltração. Tomamos o cuidado de sinalizar a rua Mônaco nas duas extremidades para dar segurança aos transeuntes”.

No dia 18 de janeiro, a Prefeitura de Timbó, através do Departamento de Trânsito, interditou o trecho. No entanto, a sinalização precária e a falta de iluminação fizeram com que um motorista colidisse contra uma barreira colocada a poucos metros da cratera.

Acidente

O acidente ocorreu na noite de domingo, dia 14 de julho. O motorista de um Citroën branco entrou na rua Mônaco, bateu contra a barreira e o veículo por pouco não caiu na cratera. O motorista teve ferimentos no rosto, estava consciente e foi encaminhado ao hospital pelos bombeiros.

No momento do acidente, chovia fraco, o calçamento estava escorregadio, e a rua tinha iluminação e sinalização precárias. Na entrada da rua Mônaco, esquina com a rua Áustria, havia um cavalete no meio da pista com a inscrição “desvio” e, na frente da cratera, cones e uma barreira de barro. Um poste ao lado do buraco estava com a luz apagada. No outro lado do buraco, segundo moradores, os cones de sinalização eram frequentemente retirados para descarregar materiais de construção na obra.

Na manhã de 15 de julho, foi colocada nova sinalização. Em vez de um cavalete, foram colocados dois, e no local do acidente foram colocados vários cones de sinalização, uma fita de segurança e um cavalete.

O que diz a Prefeitura

Na tarde de 15 de julho, Gama respondeu à redação do JMV informando: “A programação de finalização estava prevista para a semana passada, porém, com as chuvas, não foi possível. Está programado para quarta ou quinta-feira”.

Quando questionado se a “finalização” significa fechar a cratera e liberar a via, ele respondeu: “Sim, isso significa fazer os reforços e fechar o buraco. A recuperação da pavimentação ainda não tem agendamento, mas assim que terminarem a contenção, será feita logo em seguida”.

Gama também ressaltou: “Vale reforçar que a via estava devidamente sinalizada. Alguns cones de sinalização foram retirados por caminhões de uma obra que está ocorrendo na rua”.

Fotos – Joarez Pintarelli Jr.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui