Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a Câmara Municipal de Timbó se prepara para a Sessão Solene de posse da 11ª Legislatura do Parlamento Jovem (2025-2027). O evento, que ocorrerá no Plenário da Câmara às 9h, marca o início de um novo ciclo de participação e protagonismo juvenil na política local.
O Parlamento Jovem de Timbó é um programa que visa engajar os jovens no processo legislativo, permitindo que eles desenvolvam propostas para melhorar a qualidade de vida na cidade. Nesta legislatura, estudantes de 15 escolas diferentes terão a oportunidade de apresentar suas ideias e defender os interesses da comunidade timboense.
Confira os representantes de cada escola que farão parte da 11ª Legislatura do Parlamento Jovem:
- Beatriz Amanda da Rocha – E.M. Erwin Prade
- Carlos Ricardo Gessner – Apae Timbó
- Daniela Kretzer – Cedup Timbó
- Emanuelli Luisa Steffen – E.M. Tiroleses
- Johanna Alice Milchert Teiss – E.M. Maurício Germer
- Johelson Vinícius Deichmann – E.E.F. Clara Donner
- Júlia Beatriz Zeferino – E.M. Pe. Martinho Stein
- Luiz Gustavo dos Santos – E.M. Nestor Margarida
- Maria Eduarda Soares Penz – E.M. São Roque
- Milena Eduarda de Freitas – E.E.F. Hugo Roepke
- Rafaela Nones – E.E.F. Prof. Juvenal Cardoso Zanella
- Samuel Emanuel Damaceno – E.M. Polidoro Santiago
- Ticiany Pereira Ferreira do Carmo – E.E.B. Ruy Barbosa
- Válbert de Oliveira Farias – E.E.B. Prof. Júlio Scheidemantel
- Yasmin Gabrieli Gamba – E.E.F. Emir Ropelato
Espera-se que os jovens parlamentares apresentem propostas inovadoras em áreas como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, segurança pública e infraestrutura. Além das sessões legislativas, eles participarão de treinamentos e viagens, a fim de aprimorar suas habilidades de liderança e desenvolver uma consciência cívica mais sólida. O objetivo é que, ao vivenciarem essas experiências, eles se tornem cidadãos engajados, críticos e com uma conduta moral exemplar.
O Poder Legislativo Municipal terá a responsabilidade de analisar e deliberar sobre as propostas apresentadas pelos jovens. A expectativa é que o Parlamento Jovem continue a ser um espaço de aprendizado, diálogo e transformação social em Timbó.