22.5 C
Timbó
sábado, 7 de dezembro de 2024

Projeto celebra a herança cultural de Timbó

Data:

“O projeto realizado no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Paraíso da Criança não apenas valorizou a herança cultural de Timbó, mas também permitiu que as crianças compreendessem as raízes históricas da cidade, fomentando respeito à diversidade e empatia desde cedo”. As colocações são da professora Isabel Maria Beber ao descrever a experiência como enriquecedora, ao falar da realização do projeto: “Os primeiros imigrantes de Timbó – nossa Pérola do Vale”.

Segundo Isabel, o projeto desenvolvido no segundo semestre deste ano, com a participação da professora Franciele Moreira Santos, da auxiliar Elisangela Bitencourte dos Santos Barg e o apoio da coordenadora do NEI, Janaína Vanessa Klug Stolfi,  despertou a curiosidade das crianças ao explorar a rica cultura trazida pelos imigrantes alemães e italianos, que contribuíram para a formação da identidade de Timbó, conhecida como a “Pérola do Vale”.

- Publicidade -
Foto: NEI

A professora explica que “crianças de três a quatro anos participaram de atividades significativas que promoveram a compreensão da diversidade cultural e destacaram a importância da imigração para a história local. O projeto foi estruturado com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo aos objetivos de aprendizagem de “Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida” e “Dialogar com crianças e adultos, expressando desejos, necessidades, sentimentos e opiniões”.

Isabel destaca que “a experiência foi marcada por momentos de curiosidade, alegria, danças, cantigas e aprendizado. As crianças se encantaram com as canções italianas e alemãs, o que intensificou seu envolvimento. A participação especial da Associação das Famílias Trentinas de Timbó e Rio dos Cedros, com o gaiteiro Ari Perini e Salete Uber, além de minha contribuição como integrante do grupo de canto Encanto Trentino, trouxe ainda mais brilho e singularidade ao projeto”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui