A Secretaria de Saúde de Timbó divulga escala de atendimento das unidades no recesso de fim de ano e orienta a população sobre o funcionamento da rede municipal entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026. A Secretaria Municipal de Saúde definiu a organização dos atendimentos em razão do período de férias dos servidores, adotando um sistema escalonado para manter os serviços essenciais e assegurar assistência à comunidade.
Durante o recesso, a Saúde de Timbó divulga escala de atendimento das unidades no recesso de fim de ano com fechamento alternado de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao longo das semanas. A secretaria prioriza procedimentos que não podem aguardar, como teste do pezinho, retirada de pontos, aplicação de medicações, curativos e atendimento em sala de vacina. O planejamento também garante acompanhamento médico exclusivo para gestantes, com consultas previamente agendadas, especialmente para mulheres a partir da 28ª semana de gestação, além do atendimento no pós-parto, incluindo consulta puerperal e avaliação do recém-nascido.
A orientação é para que consultas clínicas eletivas, solicitações de exames e receitas médicas sem urgência sejam agendadas após o término do recesso. Em situações de urgência e emergência, a população deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timbó, que funciona 24 horas, ou acionar o SAMU pelo telefone 192.
Na primeira semana do recesso, entre 15 e 19 de dezembro de 2025, permanecem fechadas as UBS Araponguinhas, Tiroleses, Nações e Vila Germer. Nesse período, os pacientes devem buscar atendimento, respectivamente, nas UBS Estados ou Coletiva, Dona Clara, Capitais e Pomeranos. Já entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2026, suspendem o atendimento as UBS Estados, Coletiva, Dona Clara, Capitais, Pomeranos e Padre Martinho Stein, com redirecionamento para as UBS Araponguinhas, Tiroleses, Nações, Vila Germer e Imigrantes, conforme cada território.
No fim de ano, nos dias 22, 23, 26, 29 e 30 de dezembro de 2025, além de 2 de janeiro de 2026, considerados de menor demanda, as UBS Araponguinhas e Nações atuam como unidades de referência, em regime de plantão, das 7h às 13h.
O plantão dos serviços do CAPS, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Policlínica e Farmácia Central será entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, das 7h às 13h.
Com o encerramento da escala especial e o início do ano letivo, as equipes realizam a contrarreferência, encaminhando os pacientes de volta às suas UBS de origem para continuidade do acompanhamento. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o planejamento busca equilibrar o período de recesso com a manutenção do cuidado à população.



