Os serviços do Samae de Timbó marcaram a última semana de novembro com ações de manutenção urbana, melhoria no abastecimento de água, reconhecimento ambiental e atendimentos à comunidade. As atividades ocorreram em diferentes bairros do município e reforçam o trabalho contínuo da autarquia.
Entre os serviços do Samae de Timbó, destacam-se os reparos em asfalto realizados ao final de novembro. As intervenções restabeleceram a trafegabilidade e a segurança nas ruas Fritz Lorenz, nos bairros Fritz Lorenz e Quintino, Emílio Jurk, no bairro Vila Germer, e Piauí, no bairro dos Estados.
No dia 25 de novembro, o Samae executou a limpeza das redes de distribuição de água no bairro Araponguinhas. A ação envolve descargas na rede e integra a rotina de manutenção preventiva que busca garantir a qualidade da água fornecida à população.
Outro serviço importante foi a interligação de rede de água em um loteamento no bairro São Roque. A medida assegura o abastecimento dos novos lotes e atende futuras moradias que serão implantadas em Timbó.
Além das melhorias operacionais, o município recebeu reconhecimento estadual. Timbó conquistou o Prêmio Formiguinha, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), durante o Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), realizado na Unoesc, em Xanxerê.
A premiação reconhece o trabalho em logística reversa por meio do projeto “Penso, Logo Destino”. O prêmio foi recebido pelo diretor-presidente do Samae, Rodrigo Francisco, e pela coordenadora do PLD em Timbó, Carla Soraya Groni.
O programa é uma iniciativa do IMA e tem como objetivo garantir a destinação correta de resíduos que exigem logística reversa. Em Timbó, o desempenho positivo ocorre graças à atuação integrada de várias secretarias municipais, fortalecendo a gestão ambiental.
Atualmente, o PLD no município foca na coleta e destinação de pilhas, lâmpadas e baterias. Os materiais ficam armazenados de forma segura no Ecoponto, localizado na Rua Rio Grande.
Na área institucional, no dia 27 de novembro, ocorreu a reunião ordinária do Conselho da Cidade, no auditório da Prefeitura. O Samae participou por meio da conselheira Thaenne Beber. Durante o encontro, os conselheiros aprovaram a Ata nº 10, da reunião extraordinária de 13 de novembro, e deliberaram sobre a Lei Complementar nº 363/2008, que trata do Código de Edificações.
Os serviços do Samae de Timbó também se refletem nos números de atendimento à população. Somente no período, foram realizadas 52 atualizações cadastrais, dez ligações de água, 16 religações, 367 pedidos de segunda via, 28 transferências de titularidade e 13 atendimentos por falta de água.
Além disso, a equipe atendeu vazamentos em cavaletes, ramais e redes, realizou vistorias técnicas, descargas de rede, verificações de pressão e leitura, solicitações de Tarifa Social, vistorias de fossa e filtro, consultas de viabilidade e outros serviços essenciais.
As informações são do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Timbó.


Leia também: Samae destaca serviços de reparos no asfalto




