Na noite de ontem, dia 10 de outubro, aconteceu a abertura da 32ª Festa do Imigrante, com o desfile alegórico realizado no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em virtude das chuvas registradas durante o horário. Participaram da abertura o prefeito Jorge Krüger, o vice-prefeito Guilherme Voigt Junior e sua esposa, além de prefeitos de cidades vizinhas. Destacaram-se também as majestades mirins e adultas da Festa, que representam as tradições ítalo-germânicas, e os mascotes da Festa do Imigrante: o Bubi, representando a etnia alemã, e o Bepi, representando a etnia italiana, que trarão alegria aos 11 dias de festa para todos que visitam Timbó.
Estiveram presentes na abertura representantes da Comissão Central Organizadora (CCO) da 32ª Festa do Imigrante, do poder Legislativo, do poder Judiciário, autoridades militares e eclesiásticas, além de representantes de entidades de classe, associações de bairros, sociedades e clubes de Caça e Tiro, patrocinadores e o público em geral.
A solenidade de abertura ressaltou, em especial, o resgate das tradições e os 155 anos de história de Timbó. Um dos momentos marcantes foi a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Timbó, pela Banda Municipal Professor João Müller. Após isso, foi apresentado um vídeo que mostrou a evolução da Pérola do Vale em diversas áreas, proporcionando cada vez mais qualidade de vida à população.
Na sequência, o presidente da CCO e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Jorge Ferreira, destacou que “a Festa é idealizada com o espírito de promover valores familiares e cultivar a tradição dos usos e costumes dos imigrantes, principalmente pela cultura. Preservar esses costumes é o nosso maior objetivo. Queremos proporcionar ao público e as novas gerações a lembrança e a vivência da história da nossa cidade e do nosso povo, que, nesses 155 anos, ainda mantém essas tradições através dos clubes de Caça e Tiro, desfiles e na preservação dos mais diversos grupos culturais”.
O prefeito Jorge Krüger afirmou que a 32ª Festa do Imigrante será reconhecida como a maior edição da história do evento, pois seguirá sem intervalos até o dia 20 de outubro, no Parque Henry Paul, contando com atrações para todos os públicos. “Neste ano, serão 11 dias de muita animação, a maior Festa do Imigrante já realizada na história do município. Serão mais de 70 atrações musicais e culturais, além de apresentações de danças folclóricas, bailes e competições típicas, como o chope em metro, espalhadas pelo Pavilhão de Eventos, Pavilhão Cultural e Biergarten. Haverá mais de 40 rótulos de cervejas artesanais, 17 pontos de gastronomia no conceito Market e Mercato, e mais de 80 opções gastronômicas. Com entrada e estacionamento gratuitos, a Festa do Imigrante é a combinação perfeita entre música, bebida e gastronomia”.
Após os pronunciamentos, foi realizada a sangria do 1º barril de chope, dando oficialmente início a 32ª Festa do Imigrante. A programação seguiu com o show da Orquestra Continental, Concurso de Chope em Metro e show da Blumenau Band. No Pavilhão Cultural, o destaque foi o show da Banda Die Tal Buben, e no Biergarten, o show do Musical Zillertal.
Clique aqui para assistir ao vídeo da abertura.