22 C
Timbó
sábado, 27 de abril de 2024

Saúde alerta para cuidados contra dengue e febre do chikungunya no Verão

Data:

Saúde alerta para cuidados contra dengue e febre do chikungunya no Verão
Chuvas associadas ao calor intenso são responsáveis pelo aumento da proliferação do mosquito Aed …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

 

 
INDAIAL – “A maior ocorrência de chuvas associadas ao calor intenso são responsáveis pelo aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegyti, transmissor da dengue”. A informação é do secretário da Saúde de Indaial, Enilson Erley de Freitas, ao seguir as orientações da Secretaria da Saúde do Estado e buscar auxiliar no alerta aos cuidados contra a dengue e da febre do chikungunya que estão registrando casos no início do verão no Estado de Santa Catarina. 
Segundo Freitas na última semana a Secretaria de Estado da Saúde passou um alerta às secretarias de Saúde dos municípios informando que com a chegada do Verão, cresce a preocupação com a dengue e a febre do chikungunya, que são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “A proliferação do mosquito aumenta nesta época do ano por diversos motivos, dentre os quais destacam-se a maior ocorrência de chuvas associada ao calor intenso, a presença de recipientes para armazenamento de água e o descarte de lixo de forma inadequada”, observa ele. 
De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde, em 2014, foram registrados 5.291 focos do Aedes Aegypti em Santa Catarina, com aumento no número de municípios infestados por este mosquito. Entre os municípios que lideram a lista com maior número de focos do mosquito estão: Balneário Camboriú, Chapecó, Itajaí, Itapema, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Xaxim. 
Sobre os casos de dengue e chikungunya no Estado, a Dive informa que em 2014 foram quatro casos importados de febre do chikungunya nos municípios de Itajaí (1), Florianópolis (2) e São Miguel do Oeste (1), de pessoas que se infectaram durante viagem a Feira de Santana (Bahia), Porto Rico e Colômbia, não havendo notificação de caso autóctone (transmissão dentro do Estado). Já em relação à dengue, foram confirmados 65 casos importados e três casos de transmissão autóctone, todos no município de Itajaí.
O risco do número de casos aumentar cresce no período de veraneio em função do maior fluxo de visitantes, que podem chegar doentes. Assim, o risco de transmissão de dengue e chikungunya é iminente, especialmente nos municípios considerados infestados e nas cidades turísticas. “Mesmo o município de Indaial não ter registrado nenhum caso é de fundamental importância a colaboração da comunidade no combate aos mosquitos, já que a maioria dos criadouros localizam-se em residências.  Por isso aconselha-se que uma vez por semana a população faça uma inspeção em suas casas, eliminando recipientes que possam acumular água, como pneus e vasos de plantas. Também é importante manter caixas d’água completamente vedadas, pois são locais frequentes de depósito de ovos do Aedes Aegypti”, salienta.
 
Saiba mais 
sobre a chikungunya  
Até 11 de outubro foram registrados 337 casos de febre chikungunya no Brasil, de acordo com dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde. Do total dos infectados em 2014, 87 foram confirmados por meio de exames laboratoriais e o restante por critérios clínico-epidemiológicos, que levam em consideração os sintomas apresentados e o vínculo do paciente com pessoas que já contraíram a doença. A chikungunya provoca sintomas semelhantes aos da dengue e é causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui