A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de investigações criminais, na Delegacia de Proteção Animal de Blumenau (DPA) prendeu em flagrante na tarde desta terça-feira, dia 4, um homem de 20 anos pelo crime de maus-tratos contra animal doméstico, no bairro Progresso, em Blumenau.
A operação resultou no resgate de um cachorro sem raça definida que se encontrava em estado grave, com lesões dermatológicas extensas por todo o corpo, áreas de pele em carne viva e sangramento ativo.
O laudo pericial veterinário do CEPREAD atestou que as lesões apresentam características de cronicidade, confirmando que o animal sofria a algum tempo considerável sem qualquer tratamento adequado.
O homem foi autuado pelo crime previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei 9.605/98, que estabelece pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa para maus-tratos contra cães ou gatos.
O cachorro foi encaminhado para atendimento veterinário de emergência no CEPREAD e ficará sob os cuidados de protetora independente durante a recuperação. A ação policial foi desencadeada após diversas denúncias e fiscalizações anteriores.
Fonte: PCSC





