Projeto do Núcleo de Operações com Cães foi apresentado na última semana
O Canil da Polícia Civil deve ser instalado no primeiro semestre de 2025 em Pomerode. O projeto do Núcleo de Operações com Cães (NOC) foi apresentado na última semana para autoridades e entidades do município no Salão Nobre da Prefeitura.
O delegado da Polícia Civil de Pomerode, Jhon Endy Lamb, os delegados Ronaldo Moretto e Vitor Bianco, da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC), o prefeito Ércio Kriek e demais representantes participaram do encontro. O idealizador do projeto, delegado de Polícia Civil, Antonio Godoi, também esteve presente.
Para a equipe do Testo Notícias, o coordenador da COPC explicou que algumas questões burocráticas, relacionadas a um terreno do Estado de Santa Catarina, onde será instalado o NOC, foram regularizadas no último mês. “Creio que em um prazo de 90 dias daremos início à construção da estrutura que abrigará o Núcleo.”
A expectativa, segundo Moretto, é que as atividades do NOC em Pomerode possam ser iniciadas em um prazo de até seis meses após o começo das obras. “Para a consecução do projeto, no último ano, formamos três policiais em Cinotecnia Policial, sendo dois em Jaraguá do Sul e um em Pomerode. Tão logo tenhamos condições de operar, a Delegacia Geral analisará quantos dos formados estarão disponíveis para o NOC de Pomerode.”
Iniciativa
A iniciativa de trazer o canil para Pomerode iniciou ainda com o delegado Antonio Godoi. Quando se despediu da cidade, em novembro de 2023, falou para o Testo Notícias sobre a importância da continuidade do projeto. “Não será uma extensão da Delegacia de Comarca, mas sim um Núcleo de Operações com Cães.”
Godoi também reforçou que, quando instalado, o canil deverá atender a região e poderá atuar em casos de tráfico, resgate de pessoas e educação nas escolas, dentre outras frentes. “Tenho certeza que trará muitos benefícios para a cidade e a região”, pontuou na época.