A abordagem aconteceu na rua Leoberto Leal no centro de Rio dos Cedros.
A guarnição policial realizava rondas pelo centro da cidade de Rio dos Cedros, na tarde de quinta-feira, 1º de agosto. Durante as rondas, a Polícia Militar – PM abordou um veículo na Rua Leoberto Leal, o casal transportava animais silvestres sem a devida permissão. No veículo haviam quatro gaiolas contendo sete aves, sendo dois canários da terra (anilhados), um trinca-ferro e quatro coleirinhas (sem anilhas).
Ao ser questionado sobre a procedência dos animais, o condutor do veículo, um homem de 32 anos, admitiu que adquiriu as aves no município de Rio dos Cedros, porém não informou quem seria o vendedor, nem apresentou as licenças pertinentes.
Durante a busca veicular, a guarnição localizou cerca de duas gramas de maconha, sendo que a passageira, a mulher de 24 anos, admitiu ser para seu consumo pessoal.
Diante dos fatos, a guarnição policial realizou a lavratura do termo circunstanciado com base no artigo 29, parágrafo 1°, inciso III da lei 9.605/1998, contra o homem por ter em cativeiro duas espécies de pássaros da fauna silvestre brasileira sem autorização ambiental competente. A droga foi apreendida administrativamente, assim como as aves e as respectivas gaiolas também foram apreendidas para posteriores diligências e soltura em local apropriado.
O veículo abordado foi removido ao pátio conveniado devido às infrações de trânsito constatadas.
Fonte/Foto – PMSC