O evento climático que atingiu muitos municípios gaúchos nos últimos dias suscitou alguns questionamentos sobre a preparação do município de Timbó para enfrentar situações semelhantes. Na edição de sexta-feira, dia 17 de maio, o Jornal do Médio Vale (JMV) divulgou uma entrevista com o coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere. Na ocasião, Melere falou sobre a preparação da comunidade timboense para um evento climático similar ao ocorrido no Rio Grande do Sul. As declarações de Melere foram positivas, destacando que os moradores de áreas de risco estão preparados e respeitam os alertas emitidos pelos órgãos competentes.
Dando continuidade à busca de respostas aos questionamentos surgidos após as chuvas no Rio Grande do Sul, a redação do JMV entrevistou o comandante do Corpo de Bombeiros de Timbó, 1º tenente Bruno Zimmermann Ventura. Ele falou sobre os equipamentos e o material humano disponíveis no Corpo de Bombeiros de Timbó, um serviço essencial, especialmente em casos de enchentes.
O 1º tenente Bruno Zimmermann Ventura, com experiência em eventos climáticos, participou dos trabalhos em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, em dezembro de 2022, quando o município enfrentou sérios problemas devido a uma enchente provocada por fortes chuvas. Imagens do Corpo de Bombeiros mostram ruas alagadas e até mesmo a rodovia invadida pela água.
“Quanto a eventos climáticos, sempre pensamos em quando vão acontecer, e não se vão acontecer. Temos um histórico grande no Vale desse tipo de evento, e por conta disso o Corpo de Bombeiros está bem preparado. Cada ano que passa, os bombeiros vêm se preparando mais para esses eventos e acabam atuando não só no nosso estado, mas também em outros estados quando solicitado apoio. Conforme a minha visão, estamos bem preparados para um eventual incidente como o que aconteceu no Rio Grande do Sul”, esclarece o tenente Ventura.
Segundo ele, “hoje nosso quartel está baseado no bairro Quintino, uma localidade onde historicamente nunca houve enchentes. Em termos de equipamentos, temos nove embarcações, dois caminhões, duas ambulâncias, duas viaturas 4×4 e algumas viaturas administrativas. Nosso pessoal é extremamente qualificado e, de forma geral, quando esse tipo de evento acontece, o que mais é utilizado são as embarcações e os caminhões, principalmente no pós-evento. Atualmente, o quartel conta com 39 bombeiros militares na região. ”
Atuando em conjunto com os bombeiros estão a Defesa Civil, a Polícia Militar, os bombeiros comunitários e a comunidade. Por isso, é tão importante ter uma população consciente e orientada, o que facilita e auxilia o trabalho das forças de segurança.