Na noite de quarta-feira, dia 7 de agosto, a Polícia Militar (PM) de Indaial atendeu a uma ocorrência de desobediência, resistência e condução de veículo sob efeito de álcool. Inicialmente, a guarnição foi acionada para verificar um veículo modelo Santana Quantum, de cor bordô, que estaria estacionado em um terreno baldio e observando as casas. Com essas informações, a guarnição se dirigiu ao local, mas não localizou o veículo. Durante rondas próximas a um supermercado localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, a equipe encontrou o carro transitando no sentido contrário.
Ao perceber a viatura, o motorista retornou e acelerou o veículo, desobedecendo às ordens de parada emitidas pela guarnição. O carro foi abordado na rua Waldemar Passig, no bairro Warnow. O condutor, um homem de 38 anos, tentou se esconder dentro de sua residência. Foi necessário o uso progressivo da força, pois o homem não cooperava com a abordagem policial e não aceitava ser revistado. O uso da força resultou em uma escoriação no pé direito do homem.
Em seguida, foram solicitados os documentos relacionados à fiscalização de trânsito. Durante a conversa com o homem, a guarnição percebeu que ele apresentava visíveis sinais de embriaguez. O teste do bafômetro foi inicialmente recusado, mas depois aceito. O primeiro teste resultou em 0,67 miligramas de álcool por litro de sangue, e o segundo teste resultou em 0,60 miligramas de álcool por litro de sangue.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido ao Instituto Geral de Perícias (IGP) e, posteriormente, apresentado à Central Regional de Polícia Civil de Blumenau.