19.6 C
Timbó
quinta-feira, 8 de maio de 2025

Operação conjunta resulta na apreensão de 56 aves silvestres em Joinville

Data:

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville em ação conjunta com a Polícia Científica de Joinville (PCI) e Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realizou na terça-feira, dia 6, a apreensão de silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro, totalizando 56 pássaros. Entre os animais resgatados, havia espécie ameaçada de extinção, alvo de comércio ilegal na região de Joinville.

A ação foi resultado de uma investigação que identificou a venda clandestina de aves silvestres, incluindo exemplares de espécies raras e protegidas por lei. As autoridades realizaram diligências em endereço previamente monitorado, onde constataram a presença de gaiolas com aves sem documentação legal, anilhas e armadilha de caça.

Segundo os agentes, a operação visa combater o tráfico de fauna, uma prática criminosa que causa sérios impactos à biodiversidade. As aves apreendidas foram encaminhadas ao IMA para avaliação veterinária e possível reintegração ao habitat natural.

O responsável pela posse e comercialização ilegal responderá por crimes ambientais e receptação qualificada, além de enfrentar penalidades administrativas, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), Código Penal e regulamentações administrativas. 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.