A Polícia Militar Ambiental deflagrou na madrugada de hoje, quinta-feira, 26 de setembro, uma mega operação, denominada “Operação Sapajus”.
A operação foi comandada pelo 2º Pelotão da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediado em Blumenau, e realizada em parceria com a Polícia Civil e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
Após receber denúncias de que um grupo de caçadores estaria atuando no município de Rio dos Cedros, a PM Ambiental da região realizou ações de inteligência, constatando que o grupo de oito pessoas utilizava uma propriedade rural como local para turismo de caça.
Durante as diligências, foi resgatado um macaco-prego que havia sido capturado em uma das armadilhas utilizadas para captura de animais silvestres, o que motivou o nome da operação.
De acordo com o Capitão Robson Savitraz, cinco pessoas foram presas, 50 quilos de animais abatidos, sete bicos de tucanos e recolheram 13 celulares, 23 espingardas e outros tipos de armas, armadilhas, oito coleiras para cães de caça com GPS, cinco rádios comunicadores, sete lunetas, 902 munições e outros objetos. Ao todo, 39 policiais e 21 viaturas participaram das abordagens.