A Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em Timbó contra ex-servidores da Secretaria de Obras, como desdobramento da Operação Credenciamento. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 4 de dezembro, e integra investigações sobre corrupção em contratos públicos no município.
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (4ª DECOR) de Blumenau, executou mandados de busca domiciliar contra dois ex-ocupantes de cargos de chefia e direção da Secretaria de Obras de Timbó. Os investigados atuaram na gestão municipal entre 2020 e 2024.
A investigação apura o pagamento de propina em troca da contratação de empresa credenciada para prestação de serviços ao poder público. Entre os serviços investigados está o aluguel de máquinas pesadas pelo sistema de hora-máquina.
Em setembro de 2025, a Polícia Civil já havia cumprido buscas contra um ex-servidor público e empresários supostamente beneficiados pelo esquema. Com o avanço das apurações, surgiram novos elementos que motivaram a ampliação da operação.
Mensagens, depoimentos e documentos reunidos durante a investigação indicaram a participação de outros dois ex-servidores. Diante das novas provas, a Polícia Civil decidiu aprofundar a apuração dos fatos.
Nas próximas semanas, os investigados serão intimados para prestar interrogatório. Após essa etapa, a Polícia Civil deve concluir o inquérito policial.
As informações foram divulgadas oficialmente pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª DECOR de Blumenau.







