O tema Segurança Pública foi um dos assuntos da sessão ordinária do dia 2 de abril na Câmara de Vereadores de Timbó. Na pauta do dia, foi aprovada a Moção de Apelo ao Governo do Estado de Santa Catarina e ao presidente da Assembleia Legislativa, para tomarem as medidas necessárias para a reposição do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil do município de Timbó. A Moção nº 0003/2024 é de autoria da vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti e do vereador Douglas Emanuel Marchetti, e subscrita pelos demais vereadores da Casa: Adriano José da Silva, Carlos Adriano Krüger, D’jonatha Brayan Cristofolini, Edson José Bona, Flávio Germano Buzzi, Haroldo Fiebes e Rubens Borchardt.
O tema é extremamente importante no cenário das políticas públicas, devendo ser prioridade em qualquer dos entes federativos. É de conhecimento público que o estado de Santa Catarina tem enfrentado uma crise na segurança pública, com a falta de recursos e de pessoal. Infelizmente, nosso município não tem sido exceção a essa situação. A escassez de policiais militares e civis tem sobrecarregado aqueles que continuam ativos, impedindo que realizem um trabalho efetivo e de qualidade.
O fato do município de Timbó e outros da região terem apresentado grande desenvolvimento nos últimos anos, obtendo bons índices de qualidade de vida à população, e tendo em vista que a cidade se transformou na Capital Nacional do Cicloturismo, bem como em razão de diversos eventos grandes e importantes realizados na cidade, vem trazendo inúmeros turistas para a região, o que acaba aumentando a responsabilidade das polícias na preservação da ordem pública, a fim de proporcionar proteção e prevenção à comunidade.
É importante ressaltar que em Timbó não existe Guarda Municipal e não há agentes de trânsito atuando nas ruas para auxiliar a Polícia Militar em situações de trânsito, sobrecarregando ainda mais os policiais.
Efetivo da PM de Timbó
Atualmente, a Polícia Militar (PM) conta com 25 policiais, sendo que ainda neste ano dois deles irão para a reserva (aposentadoria), e em fevereiro de 2025 mais um policial se aposentará. A Polícia Militar de Timbó realiza diversas e importantes operações cotidianamente, como a varredura com as motos pelas ruas da cidade, principalmente na área central, varredura na Praça Central, barreira de Trânsito 360 Infinito, fiscalização de apenados, Escola Mais Segura e Viagem Segura durante as férias de fim de ano. Segundo informações fornecidas pelo comando da PM de Timbó, como estatística do excelente trabalho realizado nos últimos 12 meses, podemos destacar: 259 veículos irregulares foram removidos, 635 documentos veiculares foram retidos para regularização, com relação às notificações, 92 foram por embriaguez ao volante (recusa) e 391 por escapamento barulhento, com descarga livre e defeituosa, foram lavrados 184 termos circunstanciados, 116 prisões em flagrante, 15 mandados de prisão cumpridos, 970 visitas preventivas nas escolas e creches (rede municipal, estadual e particular), 588 alunos formados pelo PROERD no ano de 2023, 170 relatórios da Rede Catarina devido ao acompanhamento de mulheres vítimas de violências doméstica e 25 visitas preventivas no comércio.
Importante destacar que a Delegacia de Polícia Civil de Timbó e outras da nossa região se encontram com um déficit significativo de policiais civis, em razão de afastamentos e recondução de policiais para outras localidades, o que tem prejudicado a eficiência do trabalho realizado pelos profissionais da segurança pública, que engloba desde investigações criminais complexas até a proteção dos mais vulneráveis, sendo necessário e urgente o aumento do efetivo, sempre prezando e objetivando a melhoria nos atendimentos à população.
A redação do Jornal do Médio Vale entrevistou o comandante da 2ª Companhia do 32º Batalhão da Polícia Militar, major Fábio Verdasca De Luca, “Timbó é uma cidade atrativa, recebe turistas do Brasil todo, e agora tornando-se a Capital do Cicloturismo trará cada vez mais visitantes para cá, além dos parques do município serem referência na região. Também é possível observar que durante a semana, por ser a maior cidade da comarca, a cidade central do Médio Vale, é grande a circulação de pessoas nos comércios ou que estão apenas de passagem de um município para o outro. O maior número de pessoas por Timbó chama a atenção sobre a importância do aumento do efetivo para garantir ainda mais a segurança aos que residem, trabalham ou apenas passeiam por aqui”.