Os 50.363 eleitores aptos a votar em Indaial participarão das Eleições 2024 para definir quem será o próximo prefeito do município, no mandato de 2025 a 2028. A votação ocorrerá no dia 6 de outubro. Eleito por voto direto, o prefeito é a principal autoridade política municipal. Entre suas atribuições exclusivas estão a responsabilidade pela limpeza pública e a manutenção de praças e parques. Outras funções, como saúde e educação, são realizadas em parceria com os governos estadual e federal.
Para ajudar os eleitores a conhecer melhor os candidatos nas eleições municipais deste ano, o Jornal do Médio Vale (JMV) está promovendo uma série de entrevistas. Na edição de hoje, apresentamos os candidatos a prefeito de Indaial. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Santa Catarina, cinco candidatos concorrem à Prefeitura de Indaial.
São eles: Ana Paula Reiter (NOVO); Anderson Luz dos Santos (PP/MDB/Federação PSDB-Cidadania); Jeser Alexsandro Batista (Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV); Lindomar Lindner (União) e Silvio César da Silva (coligação Indaial em Primeiro Lugar – PL/PODE/PSD).
As entrevistas têm como objetivo apresentar o perfil de cada candidato, seu histórico e seus planos para áreas-chave da administração pública.
Ana Paula Reiter
Ana Paula Reiter, 33 anos, formada em Direito pela Uniasselvi com especializações em Direito Previdenciário, Processo Civil e Gestão Pública, iniciou sua carreira profissional como revisora, repositora de mercadorias, caixa e garçonete. Atuou como assessora parlamentar e é advogada. Atualmente, é vereadora pelo NOVO em Indaial.
JMV – Quais são suas principais propostas para o município?
ANA PAULA – Proponho reformular a gestão municipal com a criação de um gabinete comunitário e subprefeituras virtuais em cada bairro, sem custos adicionais. Cada bairro terá representantes eleitos pela comunidade local para participar das decisões sobre infraestrutura e outros assuntos, garantindo maior transparência e envolvimento da comunidade na gestão dos recursos públicos.
JMV – Como você pretende enfrentar os maiores desafios que a cidade enfrenta atualmente?
ANA PAULA – Pretendo implementar uma gestão estratégica e participativa, usando tecnologia e técnicas especializadas para reduzir a necessidade de assessores e facilitar a tomada de decisões. O modelo busca ampliar a transparência, planejar a médio e longo prazo, minimizar custos e impactos financeiros, e reduzir aditivos e retrabalho. Revisaremos contratos, aumentaremos a fiscalização dos recursos públicos e ajustaremos o orçamento para investimentos e pagamento regular de empréstimos anteriores.
JMV – Quais áreas você considera prioritárias para investimentos?
ANA PAULA – Após ouvir a comunidade e considerar uma visão de médio e longo prazo, identificamos as seguintes prioridades: Mobilidade Urbana: Melhoria das estradas rurais e reorganização do trânsito e estacionamento na cidade. Saúde: Reorganização do atendimento e melhoria da infraestrutura. Educação: Criação de unidades escolares padrão, mais adequadas, seguras e menos lotadas. Segurança Pública: Implementação de uma Guarda Municipal, reestruturação do monitoramento e melhoria da iluminação pública. Essas áreas são as mais complexas e exigem um planejamento amplo, embora todas as áreas sejam importantes.
JMV – Qual é a sua visão para o desenvolvimento econômico e social da cidade?
ANA PAULA – A proposta busca revitalizar Indaial, tornando-a mais atraente para investidores com um plano econômico de 30 anos, apoiado pelo SEBRAE. Inclui incentivos fiscais, urbanismo, eventos turísticos e empresariais, e investimentos em educação profissional para preparar os jovens para o mercado de trabalho. A participação social será fundamental para o crescimento e aproveitamento da localização estratégica da cidade.
JMV – Qual é a sua abordagem para a gestão e administração pública?
ANA PAULA – Nossa abordagem visa aplicar ferramentas tecnológicas e o planejamento estratégico do setor privado à gestão pública, focando em planejamento e análise de resultados. Seguimos princípios de melhoria contínua dos processos, investimento em capacitação e construção de uma gestão eficiente com critérios claros de avaliação e resultados.
JMV – Como você planeja trabalhar com outras esferas de governo e com a comunidade?
ANA PAULA – Vamos formar um colegiado participativo com reuniões bimestrais para planejamento e resultados. Implementaremos um chatbot para comunicação eficiente com cidadãos, monitorando demandas em tempo real em um “grid” virtual. Avaliaremos demandas recorrentes para ações corretivas e preventivas. O gabinete atuará nos bairros, colaborando com órgãos públicos, privados e organizações sociais e empresariais.
JMV – Qual é a sua estratégia para garantir a transparência e a prestação de contas?
ANA PAULA – Criar um portal de ações onde todos os serviços realizados serão apresentados, incluindo valores aproximados de custo para cada ação. Facilitar o acesso ao portal da transparência e transmitir ao vivo as licitações.
JMV – Como você pretende engajar a comunidade nas decisões políticas?
ANA PAULA – Com as Subprefeituras nos bairros e a agenda de gabinete na rua. Estaremos presentes na comunidade!
JMV – Quais são seus planos para ouvir e responder às necessidades e preocupações dos cidadãos?
ANA PAULA – Vamos estar presentes nos bairros e usar tecnologia, como chatbots com IA, para fornecer informações rápidas e precisas. Iremos atender demandas, registrar e identificar periodicamente as principais dificuldades de cada setor da sociedade.
JMV – O que motivou sua candidatura a prefeita?
ANA PAULA – Minha maior motivação para me candidatar a prefeita é a indignação com a atuação política superficial e sem planejamento de muitos gestores, o que facilita corrupção e desperdício. Desejo servir com inteligência, ouvindo a comunidade e realizando uma gestão focada no bem-estar público, sem interesses políticos.
FOTO
Anderson Luz dos Santos
Anderson Luz dos Santos (Batata), 45 anos, é graduado em Direito e História, com pós-graduação em Gestão Pública. Sua trajetória profissional inclui experiências como professor universitário, escritor e gestor público, com destaque na gestão de projetos voltados para o desenvolvimento local. Atualmente, é vereador e já presidiu a Câmara de Vereadores de Indaial.
JMV – Quais são suas principais propostas para o município?
BATATA – Meu plano foca em melhorias urbanas, saúde pública e educação. As principais propostas incluem: Centro da DOR: Diagnóstico e tratamento de condições complexas como fibromialgia, dores lombares, cefaleias e dores pós-traumáticas; Casa do Autista: Atendimento especializado para crianças e jovens com Transtornos do Neurodesenvolvimento, como Autismo e TDAH, complementando o trabalho da APAE. Iluminação Pública: Substituição das lâmpadas por LEDs para maior eficiência e qualidade, com a instalação de uma usina solar para reduzir custos e a COSIP. Não há propostas para aumento de impostos, taxas ou contribuições.
JMV – Como você pretende enfrentar os maiores desafios que a cidade enfrenta atualmente?
BATATA – Pretendo enfrentar os desafios através de uma gestão pública responsável e eficiente, abordando questões cruciais como a sobrecarga da saúde e a falta de incentivos educacionais. Meu objetivo é colocar as pessoas certas nos cargos certos para garantir um atendimento público ágil e de qualidade. Vamos priorizar uma educação de qualidade com programas que integrem cultura, esporte e lazer, e investir em um sistema de saúde eficiente e acessível. Promoveremos o crescimento econômico sustentável para gerar empregos e oportunidades para todos.
JMV – Quais áreas você considera prioritárias para investimentos?
BATATA – As áreas prioritárias são Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico.
JMV – Qual é a sua visão para o desenvolvimento econômico e social da cidade?
BATATA – O desenvolvimento econômico deve beneficiar toda a comunidade através da criação de empregos, capacitação e atração de novas empresas para Indaial, melhorando a qualidade de vida. Para isso, recriaremos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos e implementaremos a ‘Lei de Incentivos Fiscais’, que oferecerá isenção total de impostos por três anos para apoiar empresas existentes e atrair novas. Também retomaremos as reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico para reavaliar a área industrial e definir prioridades para a industrialização.
JMV – Qual é a sua abordagem para a gestão e administração pública?
BATATA – Defendo uma gestão pública transparente, com foco em eficiência e resultados. O planejamento é fundamental, e os cargos técnicos devem ser ocupados por profissionais qualificados. É essencial revisar todos os contratos de financiamento, empréstimos e aluguéis do município e acompanhar o Contrato de Programa assinado com a CASAN para atender ao plano de saneamento municipal.
JMV – Como você planeja trabalhar com outras esferas de governo e com a comunidade?
BATATA – Pretendo estabelecer parcerias estratégicas com os governos estadual e federal para buscar recursos e apoio para projetos essenciais. Além disso, a comunidade será ouvida e envolvida para garantir que suas reais necessidades sejam atendidas.
JMV – Qual é a sua estratégia para garantir a transparência e a prestação de contas?
BATATA – Implementarei canais de comunicação abertos com a população, além de realizar auditorias constantes e publicar relatórios públicos sobre as ações da prefeitura. Também manterei o Gabinete do Prefeito com portas abertas para atendimento direto à população, ouvindo suas preocupações e oferecendo suporte.
JMV – Como você pretende engajar a comunidade nas decisões políticas?
BATATA – Promoverei políticas públicas baseadas em compliance, realizando audiências públicas regulares e consultas populares, mantendo um diálogo constante com lideranças comunitárias. A participação cidadã será uma marca da nossa gestão.
JMV – Quais são seus planos para ouvir e responder às necessidades e preocupações dos cidadãos?
BATATA – Comprometo-me com o bem-estar do cidadão, promovendo um serviço público de qualidade, inclusivo e participativo. Implementarei canais diretos de comunicação, como um gabinete digital, e realizarei atendimentos regulares em bairros e centros comunitários para ouvir as demandas da população de forma próxima e direta.
JMV – O que motivou sua candidatura a prefeito?
BATATA – Acredito que Indaial precisa de uma verdadeira mudança, focada nas pessoas e em suas necessidades reais, ao invés de grandes obras que não atendem as demandas urgentes da população. Embora obras sejam importantes, é essencial que atendam diretamente às necessidades dos moradores. Como vereador, pude contribuir para o desenvolvimento da cidade, mas vejo que é necessário ir além.
FOTO
Jeser Alexsandro Batista
Jeser Batista, 50 anos, com graduação acadêmica incompleta e experiência profissional relevante como cozinheiro, consultor de turismo e sommelier. Na política, foi chefe de Gabinete, Assessor de Comunicação do prefeito Tomio de Indaial de 2001 a 2004 e em 2008, além de ser membro da Federação das Micro e Pequenas Empresas de SC.
JMV – Quais são suas principais propostas para o município?
BATISTA – Eliminar filas e garantir acesso integral na Saúde. Implementar educação em tempo integral com ênfase em esportes e descentralização cultural. Construir cinco terminais de transporte coletivo multiuso, com áreas para educação, esporte e cultura; implementar transporte público gratuito. Criar um centro de inovação, tecnologia e empreendedorismo, focado na educação profissional para jovens. Repatriar o serviço de água e saneamento devido ao não cumprimento do contrato pela Casan. Criar um polo de tecnologia voltado para economia digital, sustentável e turismo regionalizado.
JMV – Como você pretende enfrentar os maiores desafios que a cidade enfrenta atualmente?
BATISTA – Temos uma parceria com o governo federal, que fornece recursos para nossos programas, e a cidade tem fundos suficientes para ajustar a gestão. Precisamos revisar nossas escolhas e promover um debate público sobre prioridades. Vamos reimplantar o Orçamento e Planejamento Participativo em Indaial e criar um novo plano de desenvolvimento de 25 anos, já que o atual termina em 2025.
JMV – Quais áreas você considera prioritárias para investimentos?
BATISTA – A saúde requer investimentos imediatos para contratação de profissionais e reestruturação de um sistema negligenciado. A educação precisa de novos espaços e uma revisão do conceito de escola em tempo integral. A mobilidade urbana está caótica e precisa de planejamento para uma cidade mais integrada e dinâmica. Uma reforma urbana deve criar mais espaços públicos e áreas de convivência, melhorando a segurança na cidade.
JMV – Qual é a sua visão para o desenvolvimento econômico e social da cidade?
BATISTA – Vamos aprimorar o ambiente logístico e capacitar profissionais nas áreas chave para o desenvolvimento da cidade. Criará uma nova política de desenvolvimento econômico, com um polo de tecnologia focado em economia digital e sustentável, além da economia criativa, como turismo e eventos regionais. Reestruturaremos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Conselho de Desenvolvimento e construiremos um centro de inovação e empreendedorismo no centro da cidade.
JMV – Qual é a sua abordagem para a gestão e administração pública?
BATISTA – Vamos fortalecer o controle institucional e criar um departamento de controle social e participação popular. O objetivo é transformar a prefeitura em uma organização voltada para o cuidado e qualidade de vida, enquanto impulsionamos o desenvolvimento econômico. Em parceria com o governo federal, alinharemos os programas federais com a estrutura municipal para obter mais recursos de forma mais eficiente.
JMV – Como você planeja trabalhar com outras esferas de governo e com a comunidade?
BATISTA – Vamos adotar a abordagem participativa do governo Tomio, alinhando com outras esferas de governo e mantendo uma estrutura própria com planos e projetos prontos. Facilitará o acesso a recursos estaduais e federais. Buscaremos investimentos sociais e econômicos em diferentes instâncias públicas, como o Fundo da Infância e Adolescência, para apoiar o centro de inovação e educação tecnológica.
JMV – Qual é a sua estratégia para garantir a transparência e a prestação de contas?
BATISTA – Vamos reestruturar a Controladoria Geral do município com um programa de capacitação para gestores e executores do orçamento, além de capacitar conselheiros municipais. Implementaremos uma estrutura de controle social, um site de transparência acessível e audiências públicas periódicas. No governo anterior, instalamos painéis das contas públicas em escolas e postos de saúde.
JMV – Como você pretende engajar a comunidade nas decisões políticas?
BATISTA – Fortaleceremos a participação popular com um sistema de orçamento participativo, onde a comunidade definirá as prioridades e escolhas orçamentárias.
JMV – Quais são seus planos para ouvir e responder às necessidades e preocupações dos cidadãos?
BATISTA – Utilizaremos espaços de controle social e participação popular, tanto físicos quanto digitais, para ouvir e responder às necessidades e preocupações dos cidadãos.
JMV – O que motivou sua candidatura a prefeito?
BATISTA – Meu objetivo é restaurar a eficiência das estruturas públicas e garantir justiça e dignidade humana. A Prefeitura deve fomentar o desenvolvimento econômico e social. Com cinco candidatos na disputa, aceitei o convite do ex-prefeito e atual presidente do PT de Indaial, Olímpio Tomio, para ser candidato a prefeito e apresentar propostas para a cidade.
FOTO
Lindomar Lindner
Lindomar Lindner, de 58 anos, possui formação em Comunicação Social e uma extensa experiência na área política, tendo atuado como vereador e ocupado cargos administrativos significativos, como Secretário da Agricultura, Secretário de Obras e Secretário de Desenvolvimento Social.
JMV – Quais são suas principais propostas para o município?
Lindomar: Expandir acesso com unidades móveis e campanhas de prevenção; criar consórcio para exames. Valorizar professores, combater evasão, assegurar qualidade. Plano de mobilidade com transporte sustentável, ciclovias e calçadas seguras. Sistema de monitoramento com câmeras integrado à polícia. Apoiar startups, facilitar crédito e capacitação. Pavimentar e manter ruas, calçadas e iluminação pública; adquirir novas máquinas para infraestrutura. Priorizar pavimentação de ruas de maior fluxo e áreas afastadas. Programa contínuo para estradas rurais, tapa-buracos e drenagem. Criar canais para relatar problemas e acompanhar obras.
JMV – Como você pretende enfrentar os maiores desafios que a cidade enfrenta atualmente?
Lindomar: Melhorar transporte e infraestrutura, criar ciclovias e otimizar tráfego com tecnologia. Aumentar segurança com policiamento e programas de prevenção. Reduzir emissões, incentivar reciclagem e energias renováveis, e expandir áreas verdes. Melhorar acesso a serviços, investir em infraestrutura e pessoal. Construir habitações sustentáveis, revitalizar áreas degradadas e promover desenvolvimento inclusivo. Investir em educação e inclusão digital, apoiar iniciativas sociais e garantir transparência e participação cidadã.
JMV – Quais áreas você considera prioritárias para investimentos?
Lindomar: Para melhorar a qualidade de vida na comunidade local, devemos priorizar: Transporte e Mobilidade; Saúde Pública; Educação e Qualificação; Habitação e Urbanismo; Segurança Pública; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico e Tecnologia e Inovação.
JMV – Qual é a sua visão para o desenvolvimento econômico e social da cidade?
Lindomar: Minha visão para o desenvolvimento da cidade é um crescimento sustentável e inovador, com foco em diversificação econômica, atração de investimentos e apoio ao empreendedorismo. Proponho fortalecer a educação, a qualificação profissional e políticas de inclusão e habitação acessível, além de promover transformação digital, economia verde, identidade cultural, turismo sustentável e participação cidadã com transparência.
JMV – Qual é a sua abordagem para a gestão e administração pública?
Lindomar: Minha abordagem para a gestão pública prioriza: Transparência e Prestação de Contas; Participação Cidadã e Colaboração Comunitária; Inovação e Transformação Digital; Eficiência e Melhoria Contínua; Capacitação e Valorização do Servidor Público; Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Resiliência e Adaptabilidade.
JMV – Como você planeja trabalhar com outras esferas de governo e com a comunidade?
Lindomar: Para uma gestão pública eficaz, é crucial a colaboração entre diferentes esferas de governo e a comunidade. A abordagem deve incluir: Cooperação Intergovernamental; Engajamento e Participação Cidadã; Gestão Colaborativa e Transparente; Integração de Serviços Públicos; Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social Local; Ajuste de Políticas Locais às Necessidades Comunitárias e Resolução Conjunta de Problemas.
JMV – Qual é a sua estratégia para garantir a transparência e a prestação de contas?
Lindomar: Para garantir transparência e prestação de contas, minha estratégia inclui: Portal da Transparência e relatórios regulares. Auditorias, controle interno e mecanismos de denúncia. Consultas públicas e orçamento participativo. Legislação e capacitação. Ferramentas de monitoramento e plataformas digitais. Audiências públicas e relatórios. ONGs, conselhos e comissões. Ética e integridade.
JMV – Como você pretende engajar a comunidade nas decisões políticas?
Lindomar: Engajar a comunidade nas decisões políticas é crucial para criar políticas públicas eficazes e fortalecer a democracia. Estratégias incluem: Consultas e Audiências, Plataformas Digitais, Orçamento Participativo, Conselhos Comunitários, Educação e Capacitação, Transparência, Fóruns de Discussão, Feedback e Melhoria.
JMV – Quais são seus planos para ouvir e responder às necessidades e preocupações dos cidadãos?
Lindomar: para responder eficazmente às necessidades dos cidadãos, é crucial estabelecer canais de comunicação e participação ativos: canais diretos, sessões de escuta, pesquisas; participação comunitária, transparência, apoio a associações: resposta ágil e acompanhamento.
JMV – O que motivou sua candidatura a prefeito?
Lindomar: Minha candidatura compromete-se com uma gestão transparente, inclusiva e orientada para resultados. Estou empenhado em ouvir a comunidade e implementar políticas para um desenvolvimento sustentável. Seu voto é crucial para transformar essas propostas em realidade e construir um município mais justo e próspero.
FOTO/
Silvio César da Silva
Silvio César da Silva, 53 anos, possui graduação em Administração e especializações em Gestão da Produção e Gestão Pública. Com 29 anos de experiência na TEKA, onde começou como mecânico industrial e chegou ao cargo de gerente industrial, e 18 anos como professor no SENAI. Desde 2017, ocupou diversas secretarias municipais, incluindo Administração e Finanças, Chefe de Gabinete, Educação, Saúde, Cultura e Administração do Hospital Beatriz Ramos.
JMV: Quais são suas principais propostas para o município?
SILVA: Aumentar o Fundo Municipal de Cultura. Criar o Programa Bolsa Artista. Promover esportes para idosos e fortalecer a iniciação esportiva. Estimular parcerias público-privadas e construir uma Arena Multiesportiva. Pavimentar ruas e criar rotatórias. Revitalizar avenidas e o centro cívico. Implantar arborização urbana e construir um centro recreativo educacional. Criar um Centro Interdisciplinar de Reabilitação e novas unidades básicas de saúde. Manter o Hospital Beatriz Ramos e criar um Ambulatório Geral. Ampliar o ensino integral e criar uma Escola Cívico-Militar. Implementar o Programa Educação 5.0 e melhorar a segurança escolar. Criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Casa do Empreendedor. Atrair investimentos e promover qualificação profissional. Incentivar energia limpa e modernizar sistemas de água. Criar um programa de proteção animal e descentralizar serviços públicos. Reformar cargos e salários, otimizar aquisições públicas, fortalecer a gestão de contratos e expandir concessões públicas.
JMV: Como você pretende enfrentar os maiores desafios que a cidade enfrenta atualmente?
SILVA- Prometo enfrentar os desafios da cidade com estratégia, aproveitando minha experiência como secretário. Focarei na resolução da falta de água, na melhoria da mobilidade urbana afetada pelo Rio Itajaí-Açu e BR-470, e na segurança pública. O diálogo com outras esferas de governo será essencial para essas soluções.
JMV: Quais áreas você considera prioritárias para investimentos?
SILVA: Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Educação e Saúde, e Desenvolvimento Econômico.
JMV: Qual é a sua visão para o desenvolvimento econômico e social da cidade?
SILVA: Indaial foi reconhecida como a terceira melhor cidade de SC e uma das 25 melhores do Brasil, recebendo o prêmio catarinense de saúde para municípios com 30 a 100 mil habitantes. O prêmio destaca o trabalho da gestão e servidores, que buscam garantir acesso ao trabalho e renda justa, valorizando a população trabalhadora.
JMV: Qual é a sua abordagem para a gestão e administração pública?
SILVA: Minha gestão focará em transparência e eficiência. Iniciarei com um diagnóstico das necessidades da cidade e metas claras. Usarei plataformas digitais para monitorar decisões e gastos, modernizarei serviços públicos com tecnologia e adotarei práticas rigorosas de gestão financeira. Investirei na capacitação dos servidores e promoverei desenvolvimento sustentável e inclusão social por meio de parcerias locais, visando uma administração responsável e próspera.
JMV: Como você planeja trabalhar com outras esferas de governo e com a comunidade?
SILVA: Vou colaborar com esferas de governo para otimizar recursos e garantir a participação de todos. Estamos alinhados com o Governo de SC e o Governador Jorginho Mello nas estratégias de abastecimento de água e segurança pública.
JMV: Qual é a sua estratégia para garantir a transparência e a prestação de contas?
SILVA: Para garantir uma gestão pública eficaz e confiável, minha estratégia inclui: Portal de Transparência; Indicadores de Desempenho e Ferramentas Digitais. Essas medidas visam assegurar transparência, responsabilidade e eficiência, promovendo confiança e engajamento com a comunidade.
JMV: Como você pretende engajar a comunidade nas decisões políticas?
SILVA: A participação cidadã é essencial para uma cidade justa e eficiente. Implementarei transparência para acompanhar decisões administrativas. Com seriedade e dinamismo, enfrentarei desafios para um futuro melhor. Juntos, transformaremos desafios em oportunidades para uma cidade mais forte e próspera.
JMV: Quais são seus planos para ouvir e responder às necessidades e preocupações dos cidadãos?
SILVA: Para uma administração eficaz e democrática, é crucial ouvir os cidadãos. Implementarei o programa “Prefeitura nos Bairros” para descentralizar o acesso aos serviços públicos.
JMV: O que motivou sua candidatura a prefeito?
SILVA: Minha candidatura a prefeito visa promover mudanças sustentáveis na cidade. Com experiência como secretário, busco resolver problemas de forma inovadora e eficiente, implementando uma gestão aberta e inclusiva. Quero transformar a administração pública para enfrentar desafios e melhorar a comunidade.