A ex-Primeira Dama de Indaial, Elaine Pickler, anunciou, no início da noite de quarta-feira, 28, em suas redes sociais, sua desfiliação do PL, Partido ao qual se filiou, recentemente, a convite do ex-prefeito de Timbó e pré-candidato a prefeito de Indaial, Laércio Schuster Junior, com o aval do governador Jorginho Melo. Elaine esteve casada com o atual prefeito, agora indicado o presidente do Partido em Indaial, André Moser, até o início do seu Segundo mandato na prefeitura. Elaine foi anunciada por Laércio como sua pré-candidata a vice-prefeita, numa manobra que desarticulou os acordos eleitorais de Moser e seu grupo politico.
Juridicamente, Elaine está impedida de disputar um cargo na majoritária, pois esteve casada com o prefeito durante o atual mandato. Ela se disse traída duas vezes pela nova liderança do PL, “como mulher e agora na política”. Moser, por sua vez, afirma que Elaine é que está sendo enganada por Laércio, que sabia de seu impedimento eleitoral, mas a iludiu com a falsa promessa de candidatura.
Elaine disse que a desfiliação não significa que deixará a política e continuará lutando por Indaial. Ela ressaltou que acredita na cidade. Nos bastidores da política indaialense, já se vislumbra a filiação de Laércio e Elaine no União Brasil. Laércio era suplente de deputado estadual no Partido, quando não conseguiu se reeleger, em 2022. Ele apoiou o então candidato a governador, Gean Loureiro, que foi prefeito de Florianópolis em dois mandatos.