19.5 C
Timbó
sábado, 7 de setembro de 2024

A beleza das Cerejeiras

Data:

A beleza das Cerejeiras
Doutor Pedrinho trabalho no incentivo ao plantio consciente de árvores pelas ruas da cidade …

BATCH

DOUTOR PEDRINHO – A primavera só chega em setembro, mas em alguns lugares do Brasil as flores de cerejeira já estão enchendo os olhos. Um destes lugares é a cidade de Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí, onde é possível sentir a emoção dos moradores ao descrever esse espetáculo. Até porque, segundo os moradores Antônio e Ilse Girardi, não tem ação, mas emoção de sobra.

Em entrevista, Ilse que é uma entusiasta com relação aos cuidados com a natureza, relata que hoje no município de Doutor Pedrinho tem mais de 400 mudas de cerejeiras que foram distribuídas e que daqui a uns quatro anos resultarão em muitas árvores floridas. “Optamos pelo plantio das cerejeiras por ser um arbusto não muito alto, sem falar na beleza das flores e por ser de fácil cultivo, gosta de terreno seco e o clima local. Esses lugares que tem pedras são exemplares para o plantio das mudas de cerejeiras”, explica a moradora ao comentar que foram plantadas 50 mudas em uma propriedade que está na divisa de Doutor Pedrinho e Benedito Novo, próximo da cachoeira Salto Donner. “O proprietário do local irá cuidar das mudas e também plantará em breve os ipês amarelos”.

- Publicidade -

Segundo Ilse o plantio de mudas e os cuidados com a natureza fazem parte do projeto Cidade Verde que foi uma iniciativa dos alunos do Grêmio Estudantil da Escola de Educação Básica Frei Lucinio Korte em parceria com a Prefeitura. “O projeto conta com a participação massiva da comunidade que abraçou a ação. Já são mais de 700 mudas de plantas entre cerejeiras e ipês, que nós distribuímos”, observa Ilse que junto com seu esposo Antônio são proprietário do Parque São Francisco.

 Ilse conta que “Toninho”, como seu esposo é carinhosamente conhecido, é um amante da natureza e vem desempenhando um papel muito importante na cidade há anos, pois faz o plantio de árvores há muito tempo. “Hoje, temos o Parque São Franscisco como um dos pontos de parada dos turistas que visitam a cidade, justamente pela diversidade de atrações naturais”, observa ela.

O começo 

Questionada sobre porque as cerejeiras, Ilse relata que há 27 anos ela e seu esposo tinham visto uma propaganda em uma revista da cerejeira japonesa então, entraram em contato via telefone e compraram as mudas de São Paulo. “A empresa nos enviou as mudas com raiz sem barro, achamos que não daria certo, mas tivemos sorte e todas as mudas germinaram e agora elas estão floridas”, explica ela.

De acordo com a moradora, nos meses de junho a julho a cerejeira fica toda florida, logo em seguida vem as folhas, depois fica uns dois meses sem folha e sem flores, como uma árvore seca, isso dura cerca de dois meses, sempre de fevereiro até maio. “Depois desperta a florada e quanto mais frio mais lindas as flores ficam. Este ano elas demoraram um pouco mais, em razão das alternâncias de clima, mas a florada acontece de junho a julho”, observa.

Escolha Própria

Com relação ao Projeto Cidade Verde, Ilse conta que a Prefeitura cede o barro para colocar nos potes onde estão as mudas. “Nós fizemos todo o trabalho de transferência de muda, cuidados e rega e distribuímos gratuitamente aos munícipes para nos ajudar a plantar e assim realizar um sonho de deixar Doutor Pedrinho bem florido”.

De acordo com a moradora, atualmente foram plantados mudas de ipês amarelos, ipê da serra e de jardim, ipê roxo e as cerejeiras. “Neste ano queremos chegar ao total de cinco mil mudas distribuídas. Já temos 2.363 mudas distribuídas das mais diversas variedades, sendo que teremos mudas, pela primeira vez, para o plantio do ipê Roxo Bola e do ipê branco, isso em razão do empenho de um senhor do município que nos ajudou. Viram as plantas na internet e compraram as sementes vindo a fazer as mudas em sua propriedade”.

Ilse acredita que essa iniciativa do projeto Cidade Verde dará certo em razão de o morador escolher plantar as mudas e ele mesmo cuidar. “Não distribuímos as mudas livremente, a gente deixa a pessoa vir buscar e assim temos a certeza de que a muda será plantada e cuidada dentro da sua propriedade”.

Sobre a distribuição das mudas, Ilse explica que neste ano será marcada uma data para a distribuição das mesmas e assim todos os interessados poderão vir fazer a retirada.


O olhar fotográfico

Bruno Bottaro é fotógrafo e reside em Doutor Pedrinho. Foi ele, que com sua sensibilidade retratou as lindas imagens das cerejeiras floridas e nos enviou. Questionado sobre a sua visão das cerejeiras ele nos disse: “Sempre fui apaixonado por cerejeiras quando morava em Belo Horizonte, mas mesmo “na época” era difícil de encontrá-las espalhadas pela cidade. Quando vi pela primeira vez o “mar de flores” que elas criam aqui em Doutor Pedrinho, fiquei maravilhado. Claro que aproveitei para fazer alguns ensaios com elas, e desde então, ano após ano vemos mais pontinhos rosados embelezando nossa cidade, graças também ao incentivo e esforço da família de Antônio e Ilse Girardi”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui