Inovação econômica e a eficiência na gestão pública foram fatores que reforçaram o resultado
Blumenau é a 14ª cidade mais competitiva do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025. A classificação foi publicada nesta quarta-feira, dia 27, pelo Centro de Liderança Pública, que realiza a pesquisa nos 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. A nossa cidade subiu nove posições em relação ao último ranking.
O estudo analisou 65 indicadores distribuídos em 13 pilares considerados fundamentais para medir a qualidade das políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável dos municípios. Entre os pontos fortes, destacam-se a segurança (15ª colocação no ranking nacional), a inovação e o dinamismo econômico (18º), meio ambiente (26º) e funcionamento da máquina pública (29º).
Na classificação estadual, o município é a terceira cidade mais competitiva, atrás apenas de Florianópolis e Jaraguá do Sul. Para o prefeito Egidio Ferrari, o destaque nacional reflete o comprometimento da gestão e a força empreendedora da cidade. “Blumenau é sinônimo de trabalho e inovação. Subir no ranking de competitividade nacional é mais do que ocupar uma posição, é o reconhecimento de que estamos crescendo de forma sustentável. Vamos seguir trabalhando para subir ainda mais”, afirma.
“Esse avanço confirma que nossas políticas de incentivo à inovação e ao empreendedorismo estão gerando frutos, com um ecossistema econômico vibrante e cada vez mais atrativo para novos investimentos. Esse é o nosso objetivo, continuar estimulando um ambiente competitivo e favorável aos negócios, com incentivos em todas as áreas – saúde, educação, tecnologia, meio ambiente e assim por diante”, acrescenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri.
Na 6ª edição, o Ranking de Competitividade dos Municípios se consolida como ferramenta estratégica, permitindo que as administrações públicas identifiquem os avanços, bem como as áreas que necessitam de novos investimentos e melhorias.
Fonte: PMB