20 C
Timbó
terça-feira, 2 de setembro de 2025

Circulação de Contação de Histórias chega ao Vale do Itajaí em setembro e outubro

Data:

A Circulação de Contação de Histórias Conta Que Te Conto chega a cinco cidades do Vale do Itajaí em setembro e outubro, levando a arte da narradora e pesquisadora cultural Gilmara Goulart. As apresentações gratuitas irão ocorrer em Apiúna, Doutor Pedrinho, Rodeio, Guabiruba e Blumenau, com atividades acessíveis em LIBRAS, audiodescrição e visita sensorial tátil.

Segundo a artista, a proposta nasceu do desejo de compartilhar histórias com todos os públicos, especialmente em comunidades que têm pouco acesso a atividades culturais. “Os fios das histórias devem ser tecidos por todas as pessoas, as de perto e as de longe, as que assistem com os olhos, com a audição e também com as mãos”, afirma Gilmara Goulart.

As ações começam no dia 11 de setembro, na Fundação Cultural de Guabiruba. Em seguida, no dia 15, as apresentações acontecem em Rodeio, na EEF Senador Francisco Benjamin Gallotti, e em Doutor Pedrinho, no Núcleo Educacional Fritz Donner. No dia 18, Apiúna recebe o projeto na Escola Infantil Eli Terezinha Coelho Stahnke. Já no dia 12 de outubro, a programação se encerra em Blumenau, na Feira do BRIQUE, durante a Rota de Lazer, aberta a toda a comunidade.

No total, serão nove apresentações gratuitas, contemplando alunos, colaboradores e convidados das instituições participantes. Em Blumenau, a ação integra a programação do Dia das Crianças e busca envolver famílias inteiras na experiência da contação de histórias.

A produtora cultural Deda Silveira reforça que a circulação pretende ampliar o acesso: “A iniciativa atende especialmente municípios que ainda não tiveram contato com esse trabalho e que possuem pouco acesso a bens culturais de outros territórios”.

O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2024, com recursos do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Sobre a artista

Gilmara Goulart é artista, contadora de histórias, mediadora literária e gestora cultural. Com mais de 15 anos de atuação, dirige a Escola de Artes VEM Cultural, em Timbó, e coordena o projeto Uni Duni Tê – Contadores de Histórias. Mestre em Educação, já circulou com o espetáculo Contos Orientais pelo SESC (SC) em 2023 e participou do 13º Encontro Internacional de Contadores de Histórias, em São Paulo, em 2024.

Mais informações estão disponíveis em seu perfil oficial: @vemcultural.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.