Missa de ação de graças abre programação da 24ª edição da La Sagra
Evento que cultiva as tradições e costumes trentinos segue hoje, dia 21 de setembro com a ?Notte d …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

RODEIO – A realização da Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz São Francisco de Assis, de Rodeio, na noite do dia 18 de setembro, deu início a programação da 24ª edição da La Sagra. O evento contou com a participação do Círculo Trentino de Rodeio, oportunidade em que a presidente do Círculo, Mirtes T. Rigo da Cruz deu as boas-vindas e
falou da importância de manter os costumes e tradições. Objetivos fundamentais da realização da La Sagra nestes últimos 24 anos.
Mirtes relatou que a La Sagra – Dia Sagrado, considerada por todos os trentinos que vivem na cidade a maior celebração de Rodeio. “A festa comemora o final da colheita e a devoção a Nossa Senhora das Dores, sempre com muita música, degustação de bons vinhos, comida típica e dança”.
A Festa que chega a sua 24ª edição busca manter as tradições e costumes trentinos no município, deixados pelos antepassados. Após a Missa de Ação de Graças, os integrantes do Círculo Trentino e demais convidados participaram da “Notte dei canederli”, no Ristorante Caminetto, no Centro, de Rodeio. O evento foi animado pelo Gruppo Musicale “Avanti Trentini”. O professor e integrante do Círculo Trentino, Geraldino Ochner informa que na oportunidade foi servido um jantar especial, com pratos da cozinha típica italiana: La Cena dei Canederli e dei Fonghi.
A programação da festa, que tem como promotores, o Círculo Trentino de Rodeio, os integrantes do Gruppo Folk Trentino e do Museu de Usos e Costumes Trentinos, segue hoje, dia 21 de setembro, ás 21 horas, com a “Notte della polenta”, na Cucina Moser, localizada no bairro São Pedrinho e terá música, com o Gruppo Folk Trentino e Gruppo Musicale Folk Trentino.
Já amanhã, dia 22 de setembro, a programação terá início ás 21 horas, com a “La cena della Sagra” seguido de baile, animado pelo Conjunto Família Paganini, de Arroio Trinta, nas dependências do Clube Antares, no Centro.
Domingo, dia 23 de setembro, encerra a programação da 24ª La Sagra com a realização da “Domenica culturale”, ás11h, no Clube Antares, no Centro. Na ocasião serão realizadas apresentações Artísticas, seguindo às 11h30min, com a “Pranzo della domenica”, que terá um menu colonial composto por pratos da culinária italiana e animado pelo Balletto dei bambini e sfilata; Conjunto Musical da Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz , de Rodeio; pelo Grupo de Canto do Colégio Salesiano São Paulo, de Ascurra, pelo Gruppo Musicale Folk Italiano e Gruppo Musicale Folk Trentino, ambos de Rodeio. No final será servido o café italiano, ás 14 horas.




