18.5 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Aedes aegypti: Verão requer atenção

Data:

Vigilância Sanitária
Aedes aegypti: Verão requer atenção

Foto: Divulgação

Com a quantidade de chuvas que está sendo registrada neste período em Timbó e nos municípios da região, é importante ficar em alerta para evitar um novo aumento nos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Entre janeiro e dezembro de 2022, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de casos prováveis de dengue no Brasil aumentou 172,4%, na comparação entre janeiro e dezembro de 2021. Em todo o país, são 1,4 milhão de registros da doença em 2022. A maior taxa de incidência está na região Centro-Oeste, com 1.993 casos para cada 100 mil habitantes, seguida por Sul, Sudeste, Nordeste e Norte.

Em Timbó, o coordenador da Vigilância Sanitária de Timbó, Carlos Busarello, fala sobre o comportamento do mosquito Aedes aegypti diante das recentes chuvas e aumento das temperaturas.

- Publicidade -

De acordo com o profissional “segundo os manuais disponíveis sobre o tema e também com base na realidade, não há dúvidas que os focos do mosquito aumentam, por isso, somente a manutenção da higiene em todos os ambientes para evitar água parada é primordial. Não seria nenhum exagero afirmar que devemos observar diariamente possíveis depósitos de água nestes períodos (chuvosos e de altas temperaturas), pois é normal chuvas amenas na madrugada que não despertam a atenção das pessoas, pois ao amanhecer a aparência é de que não choveu e desta forma muitos depósitos de água parada permanecem por dias dando chance para o aparecimento de novos focos”.

Busarello informa que “na questão de jardins, diante desta realidade, deve-se dar preferência a plantas que não armazenem água, caso contrário, zelar muito pelo manejo destas plantas, pois estes depósitos naturais são ambientes que favorecem muito a proliferação do mosquito”.

Questionado sobre qual é o quintal ideal, diante desta realidade? O profissional observa que “os agentes de endemias quando necessitam visitar os imóveis, face à atividade de delimitação de focos, observam que muitos lares realizam o processo de compostagem de forma errada, como por exemplo, cascas de ovos, cascas de frutas como laranja, maracujá, melancia e outras que quando cortadas ao meio e lançadas a céu aberto no quintal, sem aterrá-las, oferecem excelentes depósitos de água. Então aconselhamos pela busca de conhecimento técnico para este procedimento tão importante na vida das pessoas, que feito corretamente somente trará benefícios ao meio em que vivemos”.

Nos demais, a Vigilância Sanitária de Timbó continua chamando a atenção com relação aos cuidados em geral:

* Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque uma tela no ladrão;

* Piscinas devem ser cobertas, mantidas sempre limpas e tratadas com cloro semanalmente;

* Caso quiser guardar garrafas de vidro ou plástico, mantê-las sempre com a boca para baixo;

* Mantenha bem tampados tonéis e barris de água;

* Jogar no lixo todo o objeto que possa acumular água;

* Não jogar lixo em terrenos baldios;

* Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas;

* Retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira;

* Tampe os ralos e deixe a tampa do vaso sanitário fechada;

* Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com frequência;

* Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de coleta;

* Lave a vasilha de água de seus animais semanalmente;

* Observar diariamente vasos de plantas;

* Faça furos nos pneus velhos para evitar o acúmulo de água e mantenha-os em locais cobertos. Ou então, entregue em locais de reciclagem;

* Evite levar arranjos florais envoltos em plástico ao cemitério, pois estes oferecem depósito para águas das chuvas em memoriais sem cobertura;

* Evite bromélias;

* Observem no interior dos imóveis, possíveis depósitos de água na base de alguns modelos de ar condicionado. Alguns modelos dispõem de um formato de bandeja que acumula água;

* Observem possíveis depósitos de água em alguns modelos de eletrodomésticos como refrigeradores;

* Busquem orientações/informações junto ao Serviço de Vigilância Sanitária através do telefone número: (47) 3380-7254.

O profissional ressalta ainda que “para que o serviço dos Agentes de Endemias, que realiza o trabalho de controle e monitoramento ao mosquito Aedes aegypti, possa ser eficaz é preciso que todos o recebam bem e acatem suas orientações com relação a todo o manejo que deve ser realizado em sua casa, empresa, comércio ou qualquer ambiente”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui