27.1 C
Timbó
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Estado entrega cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do SUS

Data:

A Constituição Brasileira garante a saúde como um direito de todos e um dever do Estado. Essa determinação é concretizada no Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), em Florianópolis, uma instituição que atende a população há 52 anos e está vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR). Hoje, o Governo do Estado entregará cadeiras de rodas motorizadas para 41 pacientes do CCR.

Os beneficiados são de diversos municípios do estado, incluindo Ascurra, Blumenau, Rodeio e outros do Médio Vale do Itajaí, além de localidades como São João do Oeste, Imbituba, Lages, Florianópolis, Garopaba, Iporã do Oeste, Imbuia, Chapecó, Itajaí, Palhoça, Palmitos, Canoinhas, Balneário Barra do Sul, Biguaçu, Balneário Gaivota, Camboriú, Tangará, Alfredo Wagner, Luiz Alves, Cunha Porã, Canelinha, Gaspar, Joinville, São João Batista, Urussanga, Curitibanos, São Joaquim, Coronel Freitas, Forquilhinha, Morro da Fumaça e Tunápolis.

- Publicidade -

Além das cadeiras motorizadas, o CCR também oferece cadeiras de rodas customizadas, sob medida para atender às necessidades específicas de cada paciente. Entre janeiro e agosto de 2024, foram disponibilizadas 329 cadeiras de rodas customizadas.

Reconhecido por sua excelência em reabilitação, o CCR oferece programas de Deficiência Física, Neuroreabilitação Adulto, Reabilitação Pediátrica e ações para Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo. O centro atende cerca de cinco mil pacientes por mês, fornecendo equipamentos que muitas vezes não estão disponíveis em clínicas particulares ou são financeiramente inacessíveis para a maioria.

Anualmente, o CCR entrega cerca de 4.800 equipamentos, incluindo órteses, próteses e cadeiras de rodas. O Centro possui uma oficina dedicada à fabricação e manutenção de próteses, atendendo a um público variado, que inclui crianças, adolescentes, idosos, pessoas com paralisia cerebral, paraplégicos e tetraplégicos. Para ter acesso a esses serviços, o paciente deve obter um encaminhamento do município de origem ou da Secretaria Municipal de Saúde para a regulação estadual. O programa também conta com um núcleo de Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo, que realiza cerca de 700 atendimentos mensais a crianças de zero a 14 anos.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui