O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) realiza o teste de Agregação Plaquetária, considerado o padrão ouro na avaliação da função das plaquetas
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), unidade do Governo do Estado, possui o único laboratório estadual que realiza o teste de Agregação Plaquetária. Para a realização do exame, o Hemosc conta com um novo coagulômetro. O equipamento monitora a atividade das plaquetas, que desempenham um papel fundamental na coagulação sanguínea, reduzindo o risco de sangramentos e participando do processo de cicatrização.
“O teste de Agregação Plaquetária é realizado pelo laboratório de Hematologia em Florianópolis, que conta com uma infraestrutura completa e uma equipe especializada para a execução deste exame, considerado o padrão ouro na avaliação da função das plaquetas”, afirma a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten.
O teste é solicitado em casos de plaquetopatias (doenças com alteração nas plaquetas) hereditárias ou adquiridas e para a monitoração de drogas anti-agregantes (medicamentos que diminuem a atividade das plaquetas). Consiste na testagem de uma amostra sanguínea para verificar se as plaquetas estão desempenhando normalmente sua função de iniciar a coagulação do sangue. Este teste permite um diagnóstico mais preciso do tipo de doença.
De acordo com a supervisora do laboratório de Hematologia, Alyne Proença de Souza Delamuta, este novo equipamento possui técnica automatizada e software mais moderno. “Com a nossa equipe qualificada, oferecemos aos nossos pacientes um diagnóstico rápido e seguro, com a qualidade que o HEMOSC preza”, completa.
O coagulômetro, foi adquirido pelo HEMOSC, no regime de comodato, onde seus custos, incluindo as manutenções, são diluídos através da compra dos insumos, e todos os recursos financeiros são oriundos do custeio previsto no contrato de gestão firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE) para a gestão do HEMOSC.