terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
34.1 C
Timbó
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

HEMOSC retoma Projeto Escola em 2026 e fortalece formação de doadores em SC

Data:

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) retomou, com o início do ano letivo de 2026, o Projeto Escola, iniciativa desenvolvida diretamente em instituições de ensino das redes pública e privada de Santa Catarina.

Com 30 anos de atuação e mais de 160 instituições de ensino cadastradas, o Projeto Escola é realizado em escolas de ensino fundamental, médio e superior e tem como objetivo levar informações claras e acessíveis sobre a importância da doação de sangue aos estudantes.

A proposta é contribuir para a formação de futuros doadores e multiplicadores de informação, promovendo conscientização, responsabilidade social e cidadania desde a vida escolar.

De acordo com a supervisora do setor de Captação de Doadores do HEMOSC, Renata Rodrigues Ferreira de Melo, o projeto vai além do estímulo à doação.

“Além de incentivar a doação de sangue, o Projeto Escola contribui para desmistificar tabus, medos e preconceitos, promovendo reflexão e diálogo sobre o tema”, destacou.

A iniciativa conta com o apoio direto de educadores que desenvolvem as atividades nas próprias unidades escolares. A professora e doadora de sangue Paulina Stringari organiza palestras para seus alunos e reforça o impacto da ação no ambiente educacional.

“Muitos estudantes e seus familiares ainda não têm acesso a esse tipo de informação. A conscientização impacta diretamente a percepção sobre a importância da doação”, afirmou.

O resultado do Projeto Escola também é percebido entre os próprios estudantes. A aluna Sônia Gabriela Ranghetti tornou-se doadora após participar de uma das atividades.

“Saber que uma única doação pode salvar até quatro vidas foi decisivo para minha escolha”, relatou.

Para a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, o projeto fortalece o vínculo entre a comunidade escolar e a instituição.

“Desta forma, o HEMOSC é inserido na vida dos estudantes como instituição, gerando um sentimento de orgulho por um serviço público de referência e pelo Sistema Único de Saúde”, destacou.

O Projeto Escola reforça que a doação de sangue é um ato de solidariedade, cidadania e compromisso coletivo com a vida.

Onde o Projeto Escola é desenvolvido

O Projeto Escola é desenvolvido em instituições de ensino de todo o Estado de Santa Catarina, atendendo redes pública e privada, do ensino fundamental ao ensino superior.

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e administrado pela Fundação de Apoio ao HEMOSC e CEPON (FAHECE), o HEMOSC possui unidades de coleta fixa nas cidades de:

  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Joaçaba
  • Joinville
  • Lages
  • Jaraguá do Sul
  • Tubarão

As instituições interessadas em participar do Projeto Escola podem obter informações diretamente junto ao HEMOSC.

Projeto Escola – você compartilhando saúde.

Últimas Notícias

error: Conteúdo protegido de cópia.