Em comemoração ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, realizado este ano no dia 12 de outubro, o Hospital e Maternidade Oase realizará, pelo quarto ano consecutivo, a Semana de Cuidados Paliativos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Timbó. O evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2024, com atividades presenciais e on-line, com o objetivo de sensibilizar a comunidade e profissionais da Saúde sobre a importância dessa abordagem no cuidado de pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida.
O tema desta edição, “Cuidados Paliativos: cuidado abrangente ao longo da vida”, reforça o papel dos Cuidados Paliativos na promoção do bem-estar físico, psicossocial e espiritual de pacientes e seus familiares, através do alívio do sofrimento e controle de sintomas. A programação é voltada tanto para o público interno quanto externo, com destaque para a importância da atuação integrada dos profissionais de Saúde, especialmente na Atenção Primária.
A iniciativa faz parte de um movimento global apoiado pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) e pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) no Brasil. Além de aumentar a conscientização sobre a relevância dos Cuidados Paliativos, o evento no Hospital e Maternidade Oase busca discutir as mudanças trazidas pela recente criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (Portaria GM/MS nº 3.681/2024), que visa expandir e melhorar a oferta desses serviços em todo o território brasileiro.
Segundo estimativas, cerca de 600 mil adultos e 34 mil crianças no Brasil necessitam de cuidados paliativos, no entanto, a oferta de serviços ainda é limitada. A nova política é vista como um marco, pois propõe capacitação de profissionais, ampliação do acesso a medicamentos e a criação de equipes assistenciais especializadas, garantindo uma abordagem humanizada e de qualidade.
O Hospital e Maternidade Oase convida toda a comunidade a participar das atividades e contribuir para a difusão desse cuidado que faz a diferença na vida de tantos pacientes e famílias.
PROGRAMAÇÃO ABERTA PARA TODOS OS PÚBLICOS
Dia 23 de outubro
Horário: 19h
Palestra: “Quando os Cuidados Paliativos Entram em Cena na Pediatria? Critérios e Abordagens para um Manejo Eficaz”
Palestrante: Erika dos Santos Vieira, médica especialista em Cuidados Paliativos Pediátricos, atuante no Ambulatório Guarda-Chuva de Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Santo Antônio.
Local: Auditório Externo do Hospital e Maternidade Oase
Dia 24 de outubro
Horário: 19h
Palestra On-line: “Estamos em uma Encruzilhada? A Medicalização dos Cuidados Paliativos, a Nova Definição Proposta e a Política Nacional de Cuidados Paliativos”
Palestrante: Ciro Augusto Floriani, geriatra, bioeticista e professor de Geriatria e Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina Estácio de Sá, Rio de Janeiro.
Local de Transmissão: Auditório Subsolo do Hospital e Maternidade Oase
Dia 25 de outubro
Horário: 13h
Mesa Redonda: “Da Especificidade à Interdisciplinaridade em Cuidados Paliativos: Diálogos e Interfaces”
Participantes:
• Carolina Schmidt Mendes de Melo, psicóloga hospitalar do Hospital Unimed de Joinville
• Júlia Helena Schuh, nutricionista do Hospital Santa Catarina
• Tamiris Dellangelo, fisioterapeuta e coordenadora do Serviço de Fisioterapia Vitalità
Horário: 15h
Mesa Redonda: “Perspectivas e Desafios nos Cuidados de Fim de Vida”
Participantes:
• Gustavo Heinz, médico paliativista do Hospital e Maternidade Oase (Diretivas Antecipadas de Vontade)
• Susane Fanton, nutricionista do Hospital e Maternidade Oase, e Ana Paula Noberto da Costa Soares, fonoaudióloga do Hospital e Maternidade Oase (Manejo Nutricional e Fonoaudiológico no Fim de Vida)
• Eduarda Zampronio Boscardin, médica da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital e Maternidade Oase, e Joyce Hoffmann Dalandrea, assistente social do Hospital e Maternidade Oase (A Morte em Domicílio).