O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 14 de agosto pela Organização Mundial da Saúde.
A OMS convocou o seu comitê de emergência sobre mpox devido a preocupações de que uma cepa mais mortal do vírus, o clado Ib, tivesse atingido quatro províncias de África anteriormente não afetadas. Esta cepa já havia sido contida na República Democrática do Congo.
Especialistas independentes do comitê reuniram-se virtualmente nesta quarta-feira para aconselhar o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre a gravidade do surto. Após essa consulta, ele anunciou que tinha declarado uma emergência de saúde pública de preocupação internacional – o mais alto nível de alarme ao abrigo do direito internacional de saúde.
O mpox é uma doença infecciosa causada pelo vírus mpox, que afeta seres humanos e outros animais. Os sintomas iniciais são febre, dores de cabeça, dores musculares, aumento de volume dos gânglios linfáticos e fadiga.
Esta é a segunda vez em três anos que a OMS declara uma epidemia de mpox como uma emergência global. A organização já havia feito isso em julho de 2022. Há dois anos, o surto afetou quase 100 mil pessoas, principalmente homens gays e bissexuais, em 116 países, e matou cerca de 200 pessoas.