Documento facilita o reconhecimento das condições de saúde, garantindo a prioridade no atendimento às pessoas com as doenças
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) segue emitindo carteirinhas de identificação para pessoas com fibromialgia e epilepsia. Do início do ano até agora, foram 553 documentos de fibromialgia e 59 de epilepsia. Essa carteirinha facilita o reconhecimento das condições de saúde, garantindo a prioridade no atendimento nas repartições públicas, bancos e comércios do município e pode ser solicitada de forma simples, enviando os documentos necessários para a Central de Relacionamento do SUS.
Para solicitar as carteirinhas de fibromialgia ou epilepsia é necessário enviar um e-mail para [email protected] ou [email protected], respectivamente, ou, ainda, pedir pelo WhatsApp (47) 3381-6060. O prazo de entrega da carteirinha, tanto para fibromialgia, quanto para epilepsia, é de até 20 dias. Quando estiver pronta, a equipe da Semus fará o contato para a retirada na sede da secretaria, que fica na Rua 2 de Setembro, 2.624, sala 13, bairro Itoupava Norte, em Blumenau. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. É importante ressaltar que a carteirinha deve ser retirada em até 90 dias a partir da comunicação oficial ao paciente.
Para fibromialgia, a documentação é a seguinte:
- • Cópia de um documento de identificação (RG ou CPF)
- • Atestado médico com o diagnóstico de fibromialgia e o CID M79.7
- • Comprovante de residência
- • Telefone para contato (de preferência com WhatsApp)
- • Uma foto 3×4, que deverá ser entregue pessoalmente na retirada da carteirinha
Já para epilepsia, os documentos necessários são:
- • Cópia de um documento de identificação (RG ou CPF)
- • Atestado médico com o diagnóstico de epilepsia e o CID G40
- • Comprovante de residência
- • Telefone para contato de emergência (de preferência com WhatsApp).
Fonte: PMB