Objetivo foi o de conscientizar a população sobre os efeitos devastadores da doença
Reforçar a importância da conscientização sobre as consequências devastadoras da tuberculose. Com este objetivo, a equipe da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus), por meio do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), promoveu uma ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em frente ao Teatro Carlos Gomes, nesta segunda-feira, dia 24. Durante a iniciativa, cerca de 400 pessoas foram orientadas com informações em relação à doença e mais de 200 folders foram distribuídos com alertas sobre os sinais e sintomas da tuberculose.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, considera a ação um sucesso. “A conscientização e a informação levadas à população são ferramentas poderosas para prevenir e controlar a tuberculose. Orientar 400 pessoas e distribuir mais de 200 folders com informações cruciais demonstra o compromisso e a dedicação da equipe em promover a saúde e o bem-estar dos moradores, mostrando que a informação e a prevenção são os melhores caminhos para construir uma sociedade mais saudável e consciente”.
A coordenadora do Cedap, Jennifer Lana da Silva, ratifica que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para controlar a tuberculose. “Por isso, realizamos essa ação para alertar a população sobre os sintomas, incentivando a busca por ajuda, que pode ser na unidade de saúde de referência do usuário ou diretamente no setor de tuberculose do Cedap, das 7h às 16h”, acrescenta.
O Cedap fica na Rua Paraíba, 380, e o Programa de Tuberculose é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente. O acesso pode ocorrer em formato presencial, direto no Cedap, ou por WhatsApp, no (47) 3381-6168.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros