A Prefeitura de Timbó, por meio da integração de diversos setores como Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica; Defesa Civil; Comunicação; Secretaria de Saúde; Obras e Educação iniciou uma força-tarefa para enfrentar o mosquito transmissor da dengue. A ação surge como resposta ao aumento de casos notificados, com 14 registros prováveis e 2 confirmados até o momento.
Os meses de janeiro a julho representam o período mais crítico para a proliferação do Aedes aegypti, e a administração municipal está implementando uma série de estratégias para combater o mosquito e oferecer suporte à população. Entre as principais ações estão:
✅ Criação de um espaço específico para atender e orientar a população em casos suspeitos de dengue, com suporte das equipes de atenção primária à saúde, farmácia e gestão;
✅ Campanhas educacionais nas escolas municipais para conscientizar os alunos sobre a prevenção;
✅ Força-tarefa de limpeza em espaços públicos, cemitérios e áreas de grande circulação;
✅ Uso de drones pela Defesa Civil para monitorar áreas de difícil acesso, identificando possíveis focos de criadouros do mosquito;
✅ Campanha de conscientização nos veículos de comunicação e redes sociais, prevista para os próximos 15 dias, alertando sobre os perigos da doença e a importância da prevenção.
Os bairros mais afetados, com base em dados do ano passado, são Quintino, Nações, Araponguinhas, Vila Germer e Capitais, sendo o bairro Quintino o que registrou o maior número de notificações em 2024, com 624 casos.
A Prefeitura ressalta que todas as pessoas com suspeita de dengue devem buscar atendimento médico imediato, pois a doença pode ser fatal. Os principais cuidados incluem hidratação intensa, uso de medicação específica e acompanhamento rigoroso dos sintomas por até 7 dias.
Todas as pessoas com suspeita de dengue que apresentam febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, vermelhidão ou manchas na pele, mialgias, cefaleia ou dor retroorbital (dor atrás dos olhos), devem buscar atendimento médico imediato, pois a doença pode ser fatal.
Os principais cuidados incluem hidratação intensa, uso de medicação específica e acompanhamento rigoroso dos sintomas por até 7 dias.
A vacina da dengue está disponível em todas as unidades de saúde de Timbó para adolescentes de 10 a 14 anos. São duas doses com intervalo de 3 meses entre elas. Quem fez a primeira dose e não voltou para a segunda, não perca a oportunidade, a vacina protege contra os quatro sorotipos da dengue
Sobre o uso do fumacê, a administração municipal depende de autorização estadual e acompanhará a evolução dos casos para solicitar o recurso, caso necessário.
O sucesso no combate à dengue também depende da participação ativa da população. Por isso, reforçamos o pedido para que todos colaborem eliminando criadouros do mosquito em suas casas, como recipientes que acumulam água parada.
A união entre poder público e sociedade será decisiva para proteger a saúde de todos os timboenses. A dengue pode ser evitada e o esforço conjunto pode salvar vidas!