20 C
Timbó
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Celebração da cultura e tradição italiana em Rio dos Cedros

Data:

Com o objetivo de celebrar e valorizar a cultura e a história do povo riocedrense, a Festa Trentina foi idealizada em parceria entre o Circolo Trentino e a Prefeitura Municipal. Neste ano, o evento ocorrerá de 5 a 8 de setembro, com uma extensão no dia 12 de setembro, trazendo mais uma edição que promove a cultura trentina por meio de shows folclóricos, desfiles alegóricos que retratam a saga dos primeiros imigrantes, culinária tradicional e, claro, o jeito simples e acolhedor do povo de Rio dos Cedros.

Segundo a organização, a Festa Trentina de Rio dos Cedros é um dos eventos mais aguardados da região. Para celebrar a cultura dos imigrantes, que está no DNA da cidade, em 2024, o Circolo Trentino e a Prefeitura propõem um retorno às raízes, com muita alegria e tradição.

- Publicidade -

De acordo com o presidente do Circolo Trentino de Rio dos Cedros, Jaime Luiz Visentainer, a abertura oficial da Festa Trentina será no dia 5 de setembro, às 19h, no Parque de Eventos da Festa Trentina. “É importante observar que, em sua 32ª edição, o evento mantém a tradição de destacar as figuras da realeza, símbolos de beleza, simpatia e compromisso com a preservação da tradição”, ressalta.

Para representar a beleza da mulher riocedrense, a realeza da Festa Trentina deste ano é composta pela rainha Jamille Laissa Giovanella, pela primeira princesa Maria Eduarda Lopes Peyerl e pela segunda princesa Thainara Alessandra Janke da Silva. Eleitas em julho por um grupo de jurados, elas têm a missão de preservar e promover o legado cultural e histórico de Rio dos Cedros, participando ativamente de eventos oficiais e atividades culturais que refletem a rica herança dos imigrantes italianos. Seus trajes típicos, repletos de significado, vibram com as tradições que moldaram a identidade da comunidade.

A organização destaca que o papel dessas realezas é especialmente significativo, pois se estende por dois anos, abrangendo tanto a 32ª quanto a 33ª edição da Festa Trentina. Durante esse período, Jamille Laissa Giovanella, Maria Eduarda Lopes Peyerl e Thainara Alessandra Janke da Silva desempenharão um papel central na promoção e fortalecimento dos laços comunitários, representando com orgulho a cultura trentina.

Cada edição da Festa Trentina é mais do que uma celebração das tradições italianas; é uma oportunidade de renovação, na qual as realezas desempenham um papel fundamental. Elas são as guardiãs das memórias culturais e as promotoras do futuro desta Festa, que, a cada ano, conquista mais corações e mantém viva a chama da cultura trentina em Rio dos Cedros.

Você sabia?

A Festa é realizada anualmente, sempre na primeira quinzena de setembro. A primeira edição, em 1989, ocorreu nas dependências da Igreja Matriz de Rio dos Cedros. Em 1991, o evento ganhou um novo local com a construção do Complexo da Festa Trentina, junto ao Pavilhão de Esportes Walmor Busarello. No ano de 1992, devido a uma trágica enchente que atingiu a cidade, a Festa não foi realizada. Em 1993, o pátio da Igreja foi utilizado pela última vez para a Festa, e desde 1994, o evento ocorre anualmente no Complexo da Festa Trentina.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui