16.1 C
Timbó
quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Homenagens marcam o Dia da Independência do Brasil

Data:

O verso “Brava gente brasileira! Longe vá… temor servil: Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil” é um dos momentos mais emblemáticos do Hino da Independência, composto por Dom Pedro I após o icônico “Grito do Ipiranga” em 1822, que selou a independência do Brasil de Portugal. Desde então, o 7 de setembro é comemorado com uma série de atividades que destacam o civismo e valorizam os símbolos nacionais.

Em Timbó, a celebração teve início com a convocação das autoridades para o palanque oficial, coordenado pelo prefeito Jorge Augusto Krüger. O evento contou com a presença de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Militar, bombeiros, Câmara de Vereadores, e autoridades da Educação Regional e municipal.

- Publicidade -

Após a execução do Hino Nacional e o discurso do prefeito, que destacou a relevância da data, o desfile começou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil e da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Timbó.

Seguiram-se diversas instituições e entidades, incluindo a Escola Especial Integrada (APAE), a Banda Municipal Professor João Müller, agentes de Segurança Educacional, e vários núcleos de Educação Infantil, como Arco-Íris, Beija-Flor, Lar da Criança, Luar Encantado, Profª Maria Luiza Bell, Mundo Mágico, Paraíso da Criança, Primeiros Passos, Raio de Sol, Sonho da Criança e Vida de Criança. Também participaram a Unidade Pré-Escolar Pequeno Príncipe, a Escola Municipal Professor Nestor Margarida e a Fanfarra Professor Nestor Margarida.

O desfile continuou com a Unidade Pré-Escolar Jasmim, o 20º Grupo Escoteiro Timbó, a Escola de Educação Básica Professor Juvenal Cardoso Zanella, o Centro de Desenvolvimento Infantil Monte Verde e Ensino Fundamental Elementar Monte Verde, o Cetisa e o Centro de Educação Cantinho Feliz, a Escola de Educação Básica Ruy Barbosa e sua fanfarra.

Além disso, desfilaram a Escola CEJA de Timbó, a Unidade Pré-Escolar Hortênsia, o Grupo Escoteiro Purpurata – 168/SC, a Escola de Ensino Fundamental Clara Donner, a Unidade Pré-Escolar Pinguinho de Gente, a Escola de Ensino Fundamental Hugo Roepke e sua fanfarra, a Unidade Pré-Escolar Cinderela, a Escola de Ensino Fundamental Polidoro Santiago, o Parlamento Jovem, a Unidade Pré-Escolar Primavera, o Colégio Fileo, a Escola de Ensino Fundamental Professor Emir Ropelato e sua fanfarra.

O desfile contou ainda com a participação da Unidade Pré-Escolar Violeta, a Escola Municipal Padre Martinho Stein e sua fanfarra, a Unidade Pré-Escolar Chapeuzinho Vermelho, o CEI Aquarela Kids, a Escola Municipal Erwin Prade, a Unidade Pré-Escolar Amor Perfeito, o Grupo Escoteiro Alexandre Roepke, o CEDUP Timbó e sua fanfarra, a Escola de Educação Básica Professor Júlio Scheidemantel e sua fanfarra, a Unidade Pré-Escolar Comecinho de Vida, a Escola Municipal São Roque e banda, a Unidade Pré-Escolar Alecrim, e a Escola Municipal Tiroleses e banda, além da Unidade Pré-Escolar Girassol e da Escola Municipal Mauricio Germer e sua fanfarra.

Todos os pelotões desfilaram pela Avenida Getúlio Vargas e seguiram para o Parque de Eventos Henry Paul, onde as famílias puderam desfrutar da Churrascada da Independência organizada pelo 20º Grupo Escoteiro Timbó.

Indaial celebra o 7 de setembro

Em Indaial, as celebrações em homenagem à Pátria foram encerradas no dia 7 de setembro com uma série de eventos cívicos. A festividade teve início com a Alvorada do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, que tocou o Hino Nacional na Praça da Prefeitura.

Em seguida, o Grupo Escoteiro Duque de Caxias realizou a tradicional “Promessa Escoteira”. O ponto alto das comemorações foi o desfile cívico, que percorreu a Avenida Getúlio Vargas, começando em frente ao Sicoob e terminando no Bradesco.

FOTOS/RAQUEL PISKE/ PMI

O desfile contou com a participação de autoridades e instituições locais, incluindo o prefeito, o presidente da Câmara, e a secretária de Educação, além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros (com a Guarda de Honra e a Banda de Música) e o Proerd. A Educação Infantil e Fundamental também teve destaque com a presença de diversas instituições: centros e escolas como Bom Pastor, CDI Vale dos Alecrins, Reencantar, Monte Verde, Raulino Horn, Juvenal Carvalho, Encano Central, Mário Bonessi, Tancredo de Almeida Neves, Encano Baixo Rudolfo Alfarth, Ana Lúcia Hiendlmayer, Professora Maria Helena Trentini Machado, Arapongas, Mulde Baixa, Anna Alves Dias e Leopoldo Simão.

Fanfarras e bandas também marcaram presença, incluindo a fanfarra da EEB Raulino Horn, EBM Juvenal Carvalho, EBM Encano Central, EBM Profº Mário Bonessi, EBM Tancredo de Almeida Neves, EBM Encano Baixo Rudolfo Alfarth, EBM Profª Ana Lúcia Hiendlmayer, EBM Profª Maria Helena Trentini Machado, EBM Arapongas, EBM Mulde Baixa, e a Banda Marcial do Colégio Municipal de Indaial.

Diversos grupos e associações participaram, como os Escoteiros Duque de Caxias e Indaiá 140 SC, a APAE, FOPE, Contraturno Só Alegria, AMA Indaial, Grupo Mães de Autistas, Terceira Idade e a Associação dos Programas Educacionais e Assistenciais (PEAL).

Também estiveram presentes carros da Secretaria de Saúde, viaturas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além do carro da Defesa Civil, a Associação de Veículos Automotores Antigos de Indaial, o Jeep Clube Indaial e os centros de Tradições Gaúchas (C.T.G): Amigos da Cavalgada e Cavalgada Entre Amigos Nos Caminhos do Ar Puro.

As celebrações foram um marco na vida cívica da cidade, destacando o compromisso da comunidade com a tradição e o patriotismo.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui