20 C
Timbó
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Tempo de preparação e de comemorar

Data:

Natal
Tempo de preparação e de comemorar
‘O dia do Natal, 25 de dezembro é dia de festejar o cumprimento da promessa e cantar de alegria, na …

Clarice Graupe Daronco / JMV

“Como nos preparamos para comemorar? A razão da nossa alegria é um nascimento! O profeta Isaías diz: Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9,6) “. As palavras são do pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) em Timbó Dari Jair Appelt.

Em entrevista à redação do JMV para falar sobre o Natal e seus significados ao pastor que destaca: “a impressão que se tem, é que há um equívoco de tempo, uma falta de sintonia e até de compreensão ao significado desta data tão especial que é o Natal. As igrejas cristãs chamam a atenção para a boa nova do evangelho e precisam ajudar a esclarecer o significado de determinadas datas porque o povo está confuso, ofuscado pelas luzes artificiais, enfeites e ofertas. A igreja convida para a esperançar por um novo tempo de paz. Advento é o tempo de se preparar para uma visita especial, resgatar sentimentos que contribuem para uma cultura de paz “.

- Publicidade -

Segundo Appelt “o nascimento de Jesus é o que comemoramos no Natal! Os símbolos, enfeites, luzes e presentes, não visual camuflar em que condi ções aconteceu. A alegria verdadeira é a que brota do coração de quem acolhe a boa notícia da salvação e sabe o que significa a visita de Deus. O personagem principal de Natal não é o Papai Noel, como se força o povo a pensar. A alegria que os presentes que trazem é passageira. Ele deveria ser apenas o mensageiro que convida a olhar para o presente feito menino de Belém. Mas, o que acontece? Bem antes do Advento já vemos enfeites e luzes por toda a parte; o comércio quer faturar e por isso, antecipa ofertas tentadoras e cria uma simbologia artificial para olhos e seduzir consumidores. Não há mais o tempo de espera e preparo para o nascimento de Jesus, a Luz do Mundo!”

O pastor observa que “tudo bem se neste tempo trocamos presentes para demonstrar afeto, mas o exagero no consumo pode nos complicar as finanças na chegada do novo ano. E, para celebrar o verdadeiro Natal, nem precisamos de grana. O tempo de Advento e Natal nos convida para sintonizar com o evangelho; nos unir e louvar a Deus; refletir sobre a dimensão do seu amor ao nos visitar em Jesus; servir na sua causa com gratidão e alegria. Aprendemos muito nesse tempo de pandemia; resgatamos valores; qualificamos nossos serviços e somos capazes de reconhecer limitações e a perseverar na fé. Queremos, como Igreja, comemorando o aniversário de Jesus e louvar o Cristo que se tornado; agradecer pelo que ensinou e fez pela humanidade “.

De acordo com Appelt “a IECLB está de portas abertas para a comunhão na fé. Com o Culto a Velas realizada no dia 28 de novembro, na Igreja da Ressurreição, iniciou-se o Advento, o tempo de preparação e celebrou a expectativa da chegada do Senhor Jesus, a Luz do mundo. Após, a cada domingo seguiu-se o preparo para, na véspera do Natal ouvirmos mais uma vez à boa notícia: Nasceu o Salvador! Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra. O dia do Natal, 25 de dezembro é dia de festejar o cumprimento da promessa e cantar de alegria, na esperança de um novo tempo na companhia de Deus em todos os momentos. Abençoado tempo de Advento e Natal!”.

Foto / Divulgação

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui