domingo, 15 de fevereiro de 2026
28 C
Timbó
domingo, 15 de fevereiro de 2026

Bunge reúne educadores da região para discutirem os desafios da sustentabilidade

Data:

Bunge reúne educadores da região para discutirem os desafios da sustentabilidade
ENCONTRO: Timbó, Ascurra, Apiúna e Rodeio são as cidades convidadas para o evento do dia 4 de ago …

CLARICE DARONCO/JMV

Foto: divulgação

TIMBÓ – Tendo por objetivo compreender as questões relacionadas às fortes chuvas no Estado em 2008, em que mais de 1,5 milhão de pessoas foram atingidas e propor soluções sustentáveis para minimizar impactos sociais, econômicos e ambientais, a Fundação Bunge está desenvolvendo o projeto “Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí”. Neste momento, a proposta é trabalhar junto com educadores do Vale do Itajaí os desafios da sustentabilidade e o compromisso da educação. A ação atingirá 22 municípios, 405 escolas, 7.264 professores e 141.535 alunos. Ao final será realizada uma mostra com trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
Os educadores dos municípios de Timbó, Ascurra, Apiúna e Rodeio são convidados a participar nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, de um encontro que discutirá os desafios da sustentabilidade. O evento acontece na Uniasselvi – Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Rodovia BR-470, Km 71, Nº 1.040), e terá na programação as palestras sobre “Observação de aves e o ambiente sustentável”, com o presidente do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu – Coave, Maicon Mohr, e “Avaliação dos Metais Pesados Chumbo, Níquel, Cobre e Zinco do Compartimento Água da Foz do Rio Itajaí-Açu”, com professor, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Uniasselvi, Júlio Roussenq Neto.
Nestes encontros os educadores assistirão a palestras de especialistas da região sobre temas ligados a sustentabilidade, terão a oportunidade de conhecer mais a fundo o projeto Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí, por meio do kit composto por documentário, livro e encarte pedagógico, com orientações das possibilidades didático-pedagógicas; discutirão sobre a abordagem dos conceitos Transdisciplinaridade, ORA (Observar, Refletir e Aplicar) e Ecopedagogia e participarão de dinâmicas e proposições de trabalhos nas salas de aula, com exemplos práticos de como aproveitar o kit no desenvolvimento de projetos e atividades.  Até o final deste mês todas as cidades do Vale e entorno serão envolvidas nas formações.
Além dos encontros de formação, os educadores receberão acompanhamento pedagógico para o desenvolvimento de projetos nas escolas e terão a oportunidade de partilhar os resultados obtidos durante uma mostra a ser realizada no final de 2010.
A ação será realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades envolvidas, com as Gerências Regionais de Educação (15ª, 16ª, 17ª e 35ª GERED) e com instituições de ensino e entidades da região, como Universidade do Vale do Itajaí, com o Centro de Ciências e Tecnologias da Terra e do Mar (Univali/CTTMAR); Fundação Municipal do Meio Ambiente de Blumenau (Faema); Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema); Universidade de Blumenau (FURB) e o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.