19.1 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Exposição ?Mundo Encantado das Bonecas? apresenta mais de 230 bonecas

Data:

Exposição ?Mundo Encantado das Bonecas? apresenta mais de 230 bonecas
Evento que segue até o dia 31 de maio conta com diversas atividades que visam envolver crianças e …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: PMI

- Publicidade -

INDAIAL – A Fundação Indaialense de Cultura (FIC) foi palco na noite do dia 18 de maio, da solenidade de abertura da exposição: “Mundo Encantado das Bonecas”. A solenidade contou com a presença do colecionador, José Roberto de Oliveira, de autoridades, convidados e público em geral, que foram recepcionados por uma magnífica apresentação da Orquestra Municipal Werner Pabst. A exposição segue aberta para visitação, até o dia 31 de maio, no horário comercial e também nos finais de semana, das 8h30min às 12h e das 14 às 17h. Para Escolas de Indaial e região, os agendamentos podem ser feitos pelo telefone: (47) 3333-1964.

Durante a solenidade de abertura, o colecionador, José Roberto de Oliveira observou que a exposição é composta atualmente por 230 bonecas antigas e raras e estão expostas em um ambiente especialmente preparado com jardim, casa de bonecas, balanço e aquários para receber, informar e encantar a plateia.

A Exposição, que é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da FIC, conta com o apoio cultural de Antiguidades Franzen, Casa do Colono, Madeireira Voss, Nei Arte em Demolição e Villadicasa, com a curadoria de Marli Alves Bontempo Peixe.

Segundo a curadora, Marli Alves Bontempo Peixe, a Exposição tem por objetivo diversificar a oferta de artes visuais no Salão de exposições da FIC; divulgar a boneca como objeto lúdico e um dos brinquedos mais antigos e difundidos em todas as culturas; destacar a importância histórica das bonecas no imaginário infantil; enriquecer a programação do 3ª Festival Literário de Indaial, além de valorizar a história do colecionador de bonecas José Roberto de Oliveira.

De acordo com a diretora da FIC, Siegrid Wanser Ribeiro, o Salão de exposições, foi especialmente preparado pelos funcionários da Fundação para receber a coleção de bonecas, conta com jardim, aquário, casa de boneca, balanço e contextualização histórica. “Os 230 bonecos e bonecas estão expostos em cristaleiras, caixas de vidro, armários e balcões da FIC e outros emprestados pelo comércio através do apoio cultural de importantes empresários locais”, observa a diretora.

O evento será desenvolvido durante 13 dias, agregando outras atividades. De acordo com o cronograma teve início ontem e segue até o dia 24 de maio, das 14h às 16h, a Oficina de Bonecas para crianças a partir do sete anos.

Marli observa que a Oficina de Bonecas é um espaço criativo, que propõe a aproximação da criança com elementos simples, materiais diversificados, que podem se transformar em bonecas, por meio da inventividade e do trabalho da própria criança, contribuindo para o desenvolvimento do processo criativo. A Oficina, que está sendo trabalhada em grupos, com a formação de grupo de 15 crianças a cada hora, tem na coordenação a oficinante, Rosa Machado Paul e monitores, sendo realizada no Galpão da FIC.

Dentro da programação destaque para a apresentação do recital com a pianista, Sandra Mohr, no dia 25 de maio, às 20h30min, e, no dia 26 de maio, às 17h, será realizado o espetáculo “O Juiz de Paz da Roça”, com o Grupo Trapos e Farrapos (alunos Teatro FIC).

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui