22.2 C
Timbó
segunda-feira, 19 de maio de 2025

Valorizando a fraternidade escoteira

Data:

ELO NACIONAL
Valorizando a fraternidade escoteira

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTOS/GET

Valorizando a fraternidade escoteira

“O ELO Nacional é uma iniciativa significativa que foi concebida com o propósito de enaltecer a fraternidade escoteira. Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, o ELO Nacional se destaca como uma resposta inovadora e adaptativa aos desafios contemporâneos, permitindo que os membros do movimento escoteiro fortaleçam seus laços e compartilhem experiências, independentemente das barreiras geográficas”. As colocações são do coordenador do Distrito Escoteiro Vale Europeu, responsável pela coordenação geral do evento, Chefe Marcos Ricardo Klitzke.

Conforme Klitzke “a fraternidade escoteira, essência do movimento, é alimentada por valores como solidariedade, respeito, responsabilidade e cooperação. O ELO Nacional promove a construção de uma comunidade coesa e unida. Essa abordagem inovadora não apenas mantém viva a chama da fraternidade escoteira, mas também a fortalece, permitindo que os escoteiros compartilhem suas experiências, aprendizados e desafios de maneira eficaz e inspiradora”.

Assim, observa o coordenador, aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro o 30° ELO Nacional – Distrito Vale Europeu. “A sigla ELO significa Escoteiros Locais em Operação e as atividades desenvolvidas seguem as orientações do Método Escoteiro e a manutenção da segurança dos jovens é o principal componente”.

O acampamento contou com a participação de 173 inscritos, integrantes de seis grupos escoteiros: 20° Grupo Escoteiro Timbó; G.E. Alexandre Roepke – Timbó; G.E. Duque de Caxias – Indaial; G.E. Indaiá – Indaial; G.E. Pomerano – Pomerode e G.E Pelicano – Blumenau. O evento teve na coordenação geral, o Chefe Marcos Ricardo Klitzke; no ramo Escoteiro: Fabiano Nones; no ramo Sênior: Chefe Kevin (GEDC); na cozinha: Gisele Debona (GET); na secretaria: Raphael Hoffman (Pomerano); no financeiro: Thadeo Nones (GET) e Antonieta Graupe (GEAR). “Este acampamento é desenvolvido com atividades voltadas somente para dois ramos do escotismo, o ramo Escoteiro e o ramo Sênior. Durante dois dias foram realizadas atividades de Primeiros Socorros, Técnicas Mateiras e de Sobrevivência, Resgate, Bushcraft, Nós e Amarras”.

Klitzke destaca que o acampamento ocorreu no município de Benedito Novo e o local escolhido foi o parque K2Mil onde os jovens e chefes tiveram a oportunidade de descer uma tirolesa de 2 Km e praticar uma modalidade adaptada de Airsoft. “Todas as refeições foram preparadas por uma equipe de pais e chefes voluntários liderados pela Chefe Gisela Debona. Montamos no acampamento uma enfermaria que contou com o apoio de duas profissionais da Saúde, Ibriela Hausmann e Antonieta Graupe, teve ainda o momento espiritual que ocorreu na manhã de domingo e foi celebrado pelo também voluntário pastor Elson Santos. O evento contou ainda com a participação voluntária do Sgt Militar Arisoel de Andrade que atuou na coordenação dos módulos de treinamento de resgate”.

O coordenador geral afirma que “o evento foi um sucesso e superou as expectativas de todos os participantes. Foram dois dias intensos, com excelentes atividades, novas amizades, troca de conhecimento e muita alegria, onde o espírito do escotismo certamente esteve presente na melhor de suas versões. Acreditamos que o ELO Nacional é um testemunho da resiliência e inovação do movimento escoteiro. Ao adaptar-se às demandas da era digital, ele reforça o compromisso com os valores fundamentais do escotismo, destacando que a fraternidade escoteira não conhece fronteiras. Essa abordagem visionária não apenas mantém a tradição viva, mas também lança as bases para um escotismo inclusivo e globalizado, onde a união e a amizade se fortalecem”.

Imagens

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.