22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Valorizando a fraternidade escoteira

Data:

ELO NACIONAL
Valorizando a fraternidade escoteira

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTOS/GET

Valorizando a fraternidade escoteira

“O ELO Nacional é uma iniciativa significativa que foi concebida com o propósito de enaltecer a fraternidade escoteira. Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, o ELO Nacional se destaca como uma resposta inovadora e adaptativa aos desafios contemporâneos, permitindo que os membros do movimento escoteiro fortaleçam seus laços e compartilhem experiências, independentemente das barreiras geográficas”. As colocações são do coordenador do Distrito Escoteiro Vale Europeu, responsável pela coordenação geral do evento, Chefe Marcos Ricardo Klitzke.

- Publicidade -

Conforme Klitzke “a fraternidade escoteira, essência do movimento, é alimentada por valores como solidariedade, respeito, responsabilidade e cooperação. O ELO Nacional promove a construção de uma comunidade coesa e unida. Essa abordagem inovadora não apenas mantém viva a chama da fraternidade escoteira, mas também a fortalece, permitindo que os escoteiros compartilhem suas experiências, aprendizados e desafios de maneira eficaz e inspiradora”.

Assim, observa o coordenador, aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro o 30° ELO Nacional – Distrito Vale Europeu. “A sigla ELO significa Escoteiros Locais em Operação e as atividades desenvolvidas seguem as orientações do Método Escoteiro e a manutenção da segurança dos jovens é o principal componente”.

O acampamento contou com a participação de 173 inscritos, integrantes de seis grupos escoteiros: 20° Grupo Escoteiro Timbó; G.E. Alexandre Roepke – Timbó; G.E. Duque de Caxias – Indaial; G.E. Indaiá – Indaial; G.E. Pomerano – Pomerode e G.E Pelicano – Blumenau. O evento teve na coordenação geral, o Chefe Marcos Ricardo Klitzke; no ramo Escoteiro: Fabiano Nones; no ramo Sênior: Chefe Kevin (GEDC); na cozinha: Gisele Debona (GET); na secretaria: Raphael Hoffman (Pomerano); no financeiro: Thadeo Nones (GET) e Antonieta Graupe (GEAR). “Este acampamento é desenvolvido com atividades voltadas somente para dois ramos do escotismo, o ramo Escoteiro e o ramo Sênior. Durante dois dias foram realizadas atividades de Primeiros Socorros, Técnicas Mateiras e de Sobrevivência, Resgate, Bushcraft, Nós e Amarras”.

Klitzke destaca que o acampamento ocorreu no município de Benedito Novo e o local escolhido foi o parque K2Mil onde os jovens e chefes tiveram a oportunidade de descer uma tirolesa de 2 Km e praticar uma modalidade adaptada de Airsoft. “Todas as refeições foram preparadas por uma equipe de pais e chefes voluntários liderados pela Chefe Gisela Debona. Montamos no acampamento uma enfermaria que contou com o apoio de duas profissionais da Saúde, Ibriela Hausmann e Antonieta Graupe, teve ainda o momento espiritual que ocorreu na manhã de domingo e foi celebrado pelo também voluntário pastor Elson Santos. O evento contou ainda com a participação voluntária do Sgt Militar Arisoel de Andrade que atuou na coordenação dos módulos de treinamento de resgate”.

O coordenador geral afirma que “o evento foi um sucesso e superou as expectativas de todos os participantes. Foram dois dias intensos, com excelentes atividades, novas amizades, troca de conhecimento e muita alegria, onde o espírito do escotismo certamente esteve presente na melhor de suas versões. Acreditamos que o ELO Nacional é um testemunho da resiliência e inovação do movimento escoteiro. Ao adaptar-se às demandas da era digital, ele reforça o compromisso com os valores fundamentais do escotismo, destacando que a fraternidade escoteira não conhece fronteiras. Essa abordagem visionária não apenas mantém a tradição viva, mas também lança as bases para um escotismo inclusivo e globalizado, onde a união e a amizade se fortalecem”.

Imagens

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui